Roteiros do Rio
O pessoal do Negha-Rio, Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro, está com agenda cheia para este mês de março, depois de levar os cariocas para conhecer mais sobre sua cidade no aniversário de 450 anos.
Os passeios são grátis e sem necessidade de inscrição. Mas instabilidade do tempo pode provocar o cancelamento do Roteiro, para confirmar, em caso de dúvida (21 98871 7238)

O Porto Olímpico em sua Versão Feminina

Encontro: 8 de março, domingo, Dia Internacional da Mulher – às 11 horas da manhã junto à Portaria do Edifício A Noite (Praça Mauá, 7).
Itinerário: Edifício A Noite tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / IPHAN e da Rádio Nacional da soberana Marlene – terraço panorâmico do MAR (Museu de Arte do Rio) – as metamorfoses do Porto com vistas ao megaevento Olímpico de 2016 – o extinto Cais de desembarque da Imperatriz Leopoldina, no sopé do morro de São Bento – os contrastes e as diversas temporalidades nas edificações da Praça Mauá, Av. Rio Branco, Rua São Bento e Rua Acre – Rua Sacadura Cabral e seu restauro – Igreja de São Francisco da Prainha – Pedra do Sal e de Pixinguinha, João da Baiana, Heitor dos Prazeres, símbolo da cultura negra (uma das nascentes do samba em plena Pequena África do Rio de Janeiro ) – Jardins Suspensos do Valongo – Cais do Valongo – atracadouro de recebimento de um milhão de escravos declarado Patrimônio pela UNESCO  / Cais da Imperatriz (Teresa Cristina)

207 anos de Chegada da Família Real – Nobres Lugares do Centro do Rio

Encontro: 8 de março de 2015 – às 16 horas na portaria da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Praça Quinze com Ruas Sete de Setembro e 1º de Março)
Itinerário: Igreja de Nossa Senhora do Carmo, antiga Catedral, de reais e imperiais casamentos e sagrações de D. João VI, Pedro I e Pedro II, Convento dos Carmelitas e de D. Maria I, a Louca; Palácio Tiradentes / ALERJ (construído sobre os escombros da antiga cadeia na qual se hospedaram os serviçais da Corte) – Praça XV – uma toponímia imposta pela República no Centro da Colônia, do Reino e do Império, Paço Imperial e de Isabel de Orleans e Bragança; Chafariz do Mestre Valentim; Praça 15 / Cais da chegada da Família Real, do cortejo fúnebre de Dona Maria I, e das comemorações da Abolição da Escravidão; o toque vigoroso dos skatistas sobre o chão liso da Praça XV, Rua do Mercado, Rua do Rosário de nobres testemunhos geográficos e da penitência da Corte indo a pé para a Igreja de São Benedito / Nossa Senhora do Rosário (abrigando a Catedral de São Sebastião) com vistas ao agradecimento da Corte Portuguesa pela viagem bem sucedida.

De Volta aos Morros do Senado e Santo Antônio e no Entorno das Torres da Petrobrás

Encontro: 22 de março de 2015, às 11 horas da manhã, junto à Paróquia de Santo Antônio dos Pobres, Rua dos Inválidos, 42
Itinerário: Igreja de Santo Antônio dos Pobres (visita) – Nova Torre Espelhada da Petrobrás – Rua do Senado – Travessa Dídimo – Rua da Relação – Rua dos Inválidos – Rua do Senado e seu corredor de belos sobrados – Rua do Lavradio – Esplanada de Santo Antônio – Ventura Towers – BNDES – Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (visita) – Petrobrás – Largo da Carioca (o diálogo do Rio Colonial com a Cidade Maravilhosa).

Circulando pelo Campo de Santana, da Proclamação da República e de São Jorge Guerreiro

Encontro: 26 de março – quinta-feira – 14 horas – encontro no interior do Centro Cultural Light – Av. Marechal Floriano, 168
Itinerário: Centro Cultural Light – Itamarati – Central do Brasil (visita) – passagem subterrânea – Casa do Marechal Deodoro – Arquivo Nacional/Casa da Moeda (visita) – Rádios MEC Am / Fm – Faculdade de Direito UFRJ (antigo Senado) – Circulando no interior do Campo de Santana, das festividades e rituais religiosos, do casamento de D. Pedro e da Imperatriz Leopoldina, da aclamação popular de Dom João VI, do samba O Pato de Jaime Silva e Neusa Teixeira gravado por João Gilberto – dos territórios de prostituição masculina e feminina – do ajardinamento de Glaziou – Corpo de Bombeiro – Igreja de São Jorge (visita) – Biblioteca Parque Estadual