VAMOS LÁ PERCEBER MELHOR DE LARANJAS - Dicas da Lu

sábado, 7 de março de 2015

VAMOS LÁ PERCEBER MELHOR DE LARANJAS



A 'Navelina' apresenta um tamanho médio a grande, forma esférica a ovóide, umbigo pequeno e casca delgada. A cor é, precisamente cor de laranja intenso. A polpa é de textura média e sabor agradável, com cerca 10 a 12 gomos e sem sementes.O teor de sumo varia entre 35% e 45%.A época de maturação vai de Outubro a Fevereiro.
A variedade 'Newhall' é um fruto de tamanho médio a grande, com forma oblonga a elipsóide, umbigo pequeno e casca cor de laranja intenso. A polpa é de textura média e sabor agradável, com 10 a 12 gomos e não contém sementes. O teor em sumo varia entre 35% a 45 %. A época de maturação, tal como no caso da 'Navelina', vai de Outubro a Fevreiro. A 'Lane', por sua vez, possui tamanho médio a grande e uma forma esférica. A casca fina é de coloração mais clara do que nas duas variedades anteriores. A polpa é de textura média e sabor agradável e também não contém sementes. A época de maturação é mais tardia, sendo comercializada sobretudo entre Fevereiro e Abril.
O outro grupo que integra algumas das variedades de Citrinos do Algarve designa-se por 'Laranjas sem Umbigo'. As mais comuns são a 'D. João' e a 'Valencia Late'. Sendo bastante parecidas e tendo ambas origem portuguesa (a 'Valencia' é originária dos Açores), distinguem-se pela difusão, dado que a 'Valencia Late' tem grande difusão em todo o mundo. Os frutos destinam-se tanto à alimentação como ao sumo.
A 'Valencia Late' é um fruto de tamanho médio a grande, com forma oblonga a esférica.A casca é de cor 'amarelo-laranja' e possui espessura média e rija. A polpa de textura média a rija tem um sabor agradável. Tem 10 a 11 gomos e poucas sementes. O teor em sumo varia entre 48% a 55%. Trata-se de uma das melhores laranjas para conseguir sumo tanto a nível industrial como nos restaurantes ou em casa. A época da ´Valencia Late' é de Março a Julho, prolongando-se, por vezes, até mais tarde.
A 'D. João' é em comparação com a 'Valencia' mais pequena e mais doce. É uma variedade que pode permanecer na árvore mais tempo - até Setembro - sem perder qualidade. 
As tangerinas são outra variedade de Citrinos do Algarve, sendo as principais variedades a 'Encore', 'Ortanique', 'Clementina Fina', 'Clementina de Nules' e 'Nova'. Existem ainda alguns pomares de variedades tradicionais como a 'Setubalense' e a tângera 'Carvalhal'.
A 'Encore' é de tamanho médio e forma achatada. A casca possui cor 'amarelo-laranja', é bastante fina e destaca-se com facilidade. Constituída usualmente por 12 a 13 gomos com polpa tenra, com bastantes sementes, um teor em sumo varia entre 42% a 50%. Apresenta aroma muito característico e um bom equilíbrio entre açúcares e ácidos, o que lhe confere um óptimo sabor. A 'Encore' é uma das tangerinas mais apreciadas pelos consumidores. A casca tem pequenas manchas castanhas que não prejudicam em nada o sabor e o aroma do fruto. Entre Fevereiro e Julho é a altura de encontrar as tangerinas desta variedade.
A 'Ortanique' apresenta tamanhos médio e grande, forma obvóide a levemente achatada (por vezes com ligeiro umbigo). A casca é fina de cor 'amarelo-laranja', aderente à polpa, com superfície granulosa e brilhante. A polpa, com textura média e sabor agradável, é composta por 10 a 12 gomos e pode não apresentar sementes. No caso de ser polinizada com polén de outras variedades, o fruto contém algumas sementes. O teor em sumo varia entre 37% a 50%. A época de comercialização decorre entre Fevereiro a Abril.
Segue-se a 'Clementina de Nules', um fruto de tamanho médio e forma esférica e achatada, com casca cor amarelo-laranja e espessura média. A polpa deste fruto é de textura, média, com 10 a 11 gomos e sabor agradável. Não tem sementes ou tem poucas e o teor de sumo varia entre 37 % a 47%. A época de maturação vai de Novembro a Janeiro.
A 'Setubalense' é um fruto de tamanho pequeno a médio, achatado, a casca é de cor 'amarelo-laranja' é de espessura média. A polpa é de textura média e sabor agradável, distingue-se pelo aroma muito característico. A 'Setubalense' é o citrino mais aromático que se vende no mercado português. Contém bastantes sementes por fruto. O teor em sumo varia entre 33 % a 40%. A época de maturação vai de Dezembro a Fevereiro.
O Algarve oferece as seguintes variedades de limões: 'Eureka', 'Lisboa' e 'Lunário'.
As características mais comuns do 'Eureka' são o tamanho médio/pequeno, usualmente com um pequeno pescoço na zona do pedúnculo e um pequeno mamilo do lado oposto. As sementes são variáveis em número. A cor característica é amarela, a casca de espessura média, a superfície apresenta pequenas depressões e é ligeiramente rugosa. A polpa é de cor verde-amarela, tenra, sumarenta e de sabor muito ácido. 'Eureka' mantém-se bem na árvore embora perdendo a acidez ao longo do tempo. Pode-se encontrar o 'Eureka' ao longo de todo o ano, mas abunda principalmente no fim do Verão e da Primavera.
Quanto à variedade 'Lisboa', trata-se de um limão de casca amarela esverdeada com espessura média, polpa verde-amarelada, textura tenra com 9 a 10 gomos, poucas sementes e teor de sumo entre os 30% a 35%. A época de maturação acontece de Outubro a Março.
Por fim, o limão 'Lunário' possui tamanho médio, forma elíptico-alongada, casca cor amarelo-esverdeado com espessura média, polpa verde-amarelada, textura média, 9 a 10 gomos e poucas sementes. O teor de sumo situa-se nos 28% a 35% e a maturação é idêntica ao limão 'Lisboa', de Outubro a Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário