ESTREIAS DA SEMANA DE 8 JANEIRO 2015 - Dicas da Lu

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ESTREIAS DA SEMANA DE 8 JANEIRO 2015

Adeus à Linguagem



Título original:Adieu au langage
Género:Drama
Classificação:M/12
Outros dados:FRA, 2014, Cores, 70 min.
"A ideia é simples: uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se. Amam-se, discutem, separam-se. Um cão erra entre a cidade e o campo. As estações passam. O homem e a mulher encontram-se outra vez. O cão entre eles. O outro é um. Um é o outro. São três..." É com estas palavras que Jean-Luc Godard descreve "Adeus à Linguagem", um trabalho que consiste, acima de tudo, numa experiência visual.
Um filme dramático, escrito e realizado pelo iconoclasta cineasta de culto francês ("O Desprezo", "Eu Vos Saúdo, Maria", "Filme Socialismo"). Versa sobre uma relação amorosa e os seus ciclos de encontros, paixões e conflitos, sob a forma de uma narrativa visual intrigante e experimental. Para a construir, Godard recorreu pela primeira vez à tecnologia 3D numa longa-metragem. "Adeus à Linguagem" foi apresentado em competição no Festival de Cannes, em 2014, onde recebeu o prémio do júri, "ex-aequo" com "Mamã", de Xavier Dolan.

Sono de Inverno


Título original:Kis uykusu
Género:Drama
Classificação:M/12
Outros dados:ALE/TAI/FRA, 2014, Cores, 196 min.
Aydin (Haluk Bilginer) é um actor reformado que gere um pequeno hotel nas montanhas da Anatólia (Turquia), juntamente com a irmã, Necla (Demet Akbag), que ainda traz as feridas do divórcio recente. Aydn vê-se como um amado benfeitor da região mas, em casa, lida com as emoções e discussões da relação tempestuosa – e em falência iminente – com a jovem mulher, Nihal (Melisa Sözen). Com a chegada do Inverno, o hotel torna-se um refúgio para os três. Enquanto a neve vai caindo, eles vão tropeçando e mergulhando cada vez mais nos seus dilemas e conflitos, revelando a sua natureza e verdade mais profundas.
Um drama sobre a vida conjugal, assinado por Nuri Bilge Ceylan, realizador já descrito como o "Antonioni turco". O argumento foi escrito por si, em parceria com Ebru Ceylan. "Sono de Inverno" foi distinguido com a Palma de Ouro no 67.º Festival de Cannes.

Abelha Maia - O Filme


Título original:Maya the Bee Movie
Género:Animação, Comédia
Classificação:M/6
Outros dados:ALE/Austrália, 2014, Cores, 79 min.
Sol a brilhar, flores a desabrochar, passarinhos a cantar… Nesta colina igual a tantas outras nasce um dia uma pequena criatura de antenas, cabelo loiro e corpo às riscas pretas e amarelas: a abelha Maia. Aprende a voar e vai crescendo entre brincadeiras e histórias de amizade. Mas, um dia, ouve a notícia do perigo ecoar pela sua colmeia: a geleia real foi roubada e é preciso recuperá-la para salvar a rainha. Maia decide tomar essa missão. Pode ser pequenina, mas tem um grande coração e, além disso, não está sozinha: conta com os amigos Willy e Flip, um trapalhão exército de formigas e outros cúmplices inesperados para a ajudar.
Um filme de Alexs Stadermann (especialista em animação e efeitos especiais ligado a várias produções dos estúdios Disney) que transporta para o cinema as aventuras da abelhinha que apareceu primeiro no livro de Waldemar Bonsels (1912) e que começou a zunir nos ecrãs de televisão nos anos 1970 (a Portugal, chegou na década seguinte), tornando-se uma personagem inesquecível da infância de toda uma geração.

Invencível


Título original:Unbroken
Género:Drama
Classificação:M/12
Outros dados:EUA, 2014, Cores, 137 min.
Louie é um rapaz que não consegue ficar longe de sarilhos. Graças ao irmão mais velho, canaliza a sua energia para o desporto e torna-se atleta olímpico. Mas o eclodir da II Guerra Mundial interrompe-lhe os sonhos de glória. Louie alista-se como piloto. Durante uma missão, o bombardeiro em que segue despenha-se no Pacífico. Fica à deriva durante 47 dias, até ser resgatado. Porém, os seus salvadores são da Marinha japonesa, o que faz dele um prisioneiro de guerra. É então enviado para um campo onde permanecerá dois anos, enfrentando difíceis e cruéis condições que serão o maior dos testes à sua resistência física e, sobretudo, à sua força mental.
Um filme sobre coragem e espírito de sacrifício, realizado e produzido por Angelina Jolie ("Na Terra de Sangue e Mel"), e protagonizado por Jack O'Connell. O argumento é da autoria dos irmãos Coen, que reescreveram os rascunhos prévios de Richard LaGravenese e William Nicholson para a adaptação ao cinema do livro homónimo de Laura Hillenbrand. "Invencível" baseia-se na história real do aviador e atleta Louis Zamperini (1917-2014), um celebrado sobrevivente norte-americano.

Rosewater - Uma Esperança de Liberdade

Título original:Rosewater
Género:Drama
Classificação:M/12
Outros dados:EUA, 2014, Cores, 103 min.

Irão, 2009. Decorre a campanha para as eleições presidenciais. Maziar Bahari (Gael García Bernal), jornalista iraniano-canadiano, regressa à sua Teerão natal para entrevistar Mir-Hossein Mousavi, líder da oposição a Mahmoud Ahmadinejad, o polémico e autoritário presidente em exercício. Quando a vitória deste é anunciada, as ruas enchem-se de protestos dos partidários de Mousavi. Bahari divulga imagens dos tumultos, mesmo sabendo o risco pessoal que esse acto acarreta. É detido pelas autoridades iranianas, que o retiram da sua casa. É acusado de espionagem. Uma das "provas" é um "sketch" com uma entrevista satírica emitida pelo programa "Daily Show", de Jon Stewart. Ao longo de 118 dias, vendado e sem saber quando (se?) voltará a ver a mulher, grávida, Bahari será submetido a violentos interrogatórios levados a cabo por um homem (Kim Bodnia) cujo nome e rosto desconhece, mas cujo perfume lhe fica marcado na memória: o senhor "Rosewater" ("água de rosas").
"Rosewater - Uma Esperança de Liberdade" marca a estreia na realização de Jon Stewart, o popular anfitrião do programa televisivo "Daily Show", e foi rodado numa prisão jordana. Baseia-se nos factos relatados no "best-seller" "Then They Came for Me", do próprio Maziar Bahari, que foi detido quando fazia a cobertura das eleições presidenciais iranianas para a revista "Newsweek". Apesar da relação entre o vídeo do "Daily Show" e a sua detenção, Bahari não guardou qualquer rancor a Stewart ("Podia estar na 'Rua Sésamo' e eles acusariam o Elmo de insubordinação", esclareceu o jornalista quando regressou ao programa). Mais: colaborou com Stewart na escrita do argumento e como consultor nas filmagens.

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