16 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - Dicas da Lu

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

16 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Roda dos alimentos


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente 16 de outubro, data em que se assinala a fundação da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), organismo responsável a nível mundial pelas questões da alimentação.

Esta comemoração tem como principais objetivos:

- Aumentar a consciência do público
- Disseminar informação
- Alertar para a segurança alimentar;
- Mobilizar a opinião pública e angariar fundos para a luta mundial contra a fome.


O Dia Mundial da Alimentação de 2015 é dedicado ao tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural” e procura sensibilizar para a importância de desenvolver políticas e programas que visem erradicar a insegurança alimentar e a pobreza no mundo, especialmente em zonas rurais.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Plano Nacional de Leitura (PNL) e a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), através do Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), assinalam este dia com a edição de 9000 cartazes apelativos e alusivos à relação entre a saúde oral e a alimentação.

Os cartazes serão distribuídos pelas bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares, escolas, unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, consultórios dentários, entre outros locais.

A DGS assinala também hoje o primeiro aniversário do site Nutrimento, um espaço online dedicado à troca de informação e ao debate sobre temas da atualidade relacionados com a alimentação.

Pelo nutrimento.pt passa também a divulgação das boas práticas e da investigação mais recente feita nesta área. 

Vale a pena consultarmos este site.

Hoje o site lançou o seguinte podcast sobre o que significa ter uma alimentação saudável que podem ouvir aqui: PODCAST DO DIA 16 OUTUBRO 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário