AS HISTÓRIAS DO JOÃOZINHO ACABOU DE SER PUBLICADO PELA CHIADO KIDS E VISA ANGARIAR FUNDOS PARA A PEDIATRIA DO HOSPITAL DE S. JOÃO NO PORTO - Dicas da Lu

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

AS HISTÓRIAS DO JOÃOZINHO ACABOU DE SER PUBLICADO PELA CHIADO KIDS E VISA ANGARIAR FUNDOS PARA A PEDIATRIA DO HOSPITAL DE S. JOÃO NO PORTO

Acabou de ser editada peça Chiado Kids uma obra, 'As Histórias do Joãozinho' cujas receitas revertem a favor da Associação das Crianças do São João!
Vejam abaixo a entrevista com a organizadora da obra!

Fortalecer a união e estimular a criatividade durante a internação no Hospital Pediátrico Integrado do Centro Hospitalar São João do Porto foram algumas das motivações da obra “As histórias do Joãozinho”. Construído a partir de narrativas elaboradas pelos pequenos pacientes, este é, portanto, um livro de crianças e para crianças. 

Com textos organizados por Ana Pinto, a publicação tem a chancela Chiado Kids e já está à venda em todo o país
Os recursos obtidos serão destinados ao trabalho da casa de saúde, fazendo a diferença no dia a dia da pediatria e de seus utentes e profissionais.
O projeto que culminou no livro infantil surgiu de um desejo de proporcionar um momento de alegria às crianças internadas. 
Para além da obra publicada, é claro, a iniciativa resultou também em momentos de partilha, diversão e aprendizagem de valores.
O processo de escrita foi muito gratificante e divertido. Os momentos de criação em grupo eram de muita alegria e partilha. Cada elemento ia dando o seu contributo e eu ia tirando essas notas para poder criar a história final. Certamente foi necessário introduzir os valores e dirigir a atenção deles para esses mesmos, mas a intenção deles estava presente. Os processos de escrita quando desenvolvidos em grupos mistos (raparigas e rapazes), tinham muita mais imaginação e criatividade — conta Ana.
Ao folhear as páginas, o leitor encontrará histórias variadas, envolvendo principalmente animais e magia, como forma de despertar a imaginação. 
Além disso, todas terminam com uma pergunta, que incentiva a criança à reflexão e incute valores importantes como a amizade, verdade, bondade, perdão e a tolerância, entre outros. 
Há ilustrações a acompanhar cada texto e, ao final, há um espaço reservado para a criação de uma narrativa original.
A obra simboliza principalmente a magia da criatividade infantil e a importância de cultivar esta mesma. As histórias são uma pegada eterna das crianças e da união deles — ressalta a organizadora.
A obra terá lançamento oficial em 21 setembro, pelas 16h00, no Hospital São João do Porto, com entrada aberta a todos os interessados.


ENTREVISTA COM A ORGANIZADORA DA OBRA:
- Como surgiu ideia deste projeto?
Sempre tive ligada ao voluntariado e principalmente com crianças. Porém, não queria apenas brincar e contar-lhes histórias. Queria dar-lhes a possibilidade de poderem contar a sua história. Afinal, quem melhor do que uma criança para escrever histórias infantis? Ela sente, vê e pensa como só uma criança sabe.
Para além disso seria criado também um momento de partilha de aprendizagens e valores importante para o desenvolvimento deles e, em última instância, poderia ajuda-los a ultrapassar uma momento desafiante e inspirar outras crianças na mesma situação.

- Foi fácil envolver as crianças internadas no processo criativo inerente a este livro?
Foi uma experiência muito enriquecidora e desafiantemente mágica.
Havia vários factores influentes, tais como a dimensão do grupo, idade e género.
Havia sempre uma timidez e insegurança inicial. Era fundamental da minha parte quebrar o gelo, acolher cada um individualmente e incentivar à partilha sem medo, pois afinal ninguém estava ali para ser avaliado.
Depois de definido o tema em grupo, as ideias fluíam e por vezes até era dificil conseguir acompanhar tantas ideias.
Foi curioso ver que sempre que existia um grupo misto (rapazes e raparigas) a participação e imaginação era muito maior. Houve um dia em que tive apenas um grupo de raparigas que teve uma enorme dificuldade em desligar-se das histórias já existentes. Acabávamos por contar histórias de princesas que já conheciam e mostraram uma enorme dificuldade em ir para além disso. Os rapazes eram muito mais destemidos, sem medo de julgamentos.
Esta foi uma experiência que me marcou porque diz muito acerca da educação e padrões que ainda persistem na educação das nossas crianças.

- Em que medida o envolvimento das crianças neste projeto poderá ter contribuído para o seu bem estar?
Fez toda a diferença, sem dúvida. Em primeiro lugar criou uma atividade em grupo que assim permitiu eles se conhecerem, falarem, brincarem e criarem amizades. Esses laços foram para além da criação das histórias. As salas, os corredores e os quartos ficaram mais recheados de amizade, união, imaginação e alegria.

- Os valores inerentes a cada história foram surgindo de forma espontânea?
A introdução dos valores foi um trabalho feito por mim ao longo do processo da criação para garantir que houvesse essa parte pedagógica, não só para as histórias finais como também para cada atividade em grupo.
Não foi algo forçado mas sim uma sugestão que os incentivou a reflectir e dar outro rumo à história que estavam a criar. Por exemplo, uma situação que seria resolvida com violência, acabou com um perdão.

- Quem elaborou as ilustrações que acompanham cada história?
As ilustrações foram elaboradas pela talentosa Ana Margarido, a minha colega de trabalho.
Fico muito feliz por este projeto ter-lhe permitido realizar um sonho também: criar ilustrações para um livro infantil.
O trabalho está incrível e não poderia estar mais feliz com o resultado final.

- As receitas obtidas com a venda deste livro têm um propósito específico que mereça especial destaque?
As vendas vão para a ACSJ - Associação das crianças do São João. Mediante o valor angariado, será definido posteriormente qual a melhor forma a fazer este investimento. A prioridade será faze-lo com a maior transparência possível.

Sobre a organizadora da obra:
- Qual o seu percurso e em que medida o mesmo influenciou o seu envolvimento nesta obra?
Sempre tive ligada ao voluntariado e principalmente com crianças. Sou licenciado em ciências da comunicação e como tal, a criação de conteúdo foi sempre uma grande paixão. Num momento de maior reflexão pessoal, define que a intenção que iria guiar a minha vida seria ser a diferença que quero ver no mundo. Para mim, este livro é muito mais do que uma compilação de histórias. É uma prova daquilo que as crianças são capazes de fazer quando criamos condições para tal. É a prova do que em conjunto podemos fazer quando unidos pela mesma causa (campanha crowdfunding) e a prova de que afinal uma pessoa apenas pode fazer a diferença. É uma prova de amor e esperança. Assim seja!



Autor: Ana Pinto
Data de publicação: Junho de 2019
Número de páginas: 42
ISBN: 978-989-52-5856-7
Colecção: 7 aos 10 anos
Género: Infantil
Idioma: PT



SINOPSE:
As Histórias do Joãozinho são histórias de crianças para crianças.
Este projeto nasceu do desejo de criar histórias infantis elaboradas pelas próprias crianças internadas no Hospital Pediátrico Integrado do Centro Hospitalar São João do Porto.


O objetivo foi não só marcar a passagem deles pela pediatria, superando da melhor forma um momento difícil, mas também criar um espírito de união, criatividade e aprendizagem de valores. 
Todas as histórias são acompanhadas de ilustrações e, no final, existe um espaço reservado para a criação de uma história original.


SOBRE A AUTORA:
“As Histórias do Joãozinho" são histórias de crianças para crianças, elaboradas pelas crianças internadas na pediatria do hospital do São João do Porto.
O projeto surgiu da enorme vontade de proporcionar um momento de alegria às crianças internadas e cultivar a sua criatividade e autenticidade.
O resultado foi muito mais do que um livro, foram momentos de partilha, de diversão e também de aprendizagem para os mais pequenos e para mim.
A venda do livro visa inspirar outras crianças e os seus pais, consciencializar para a importância de dar liberdade à imaginação infantil e angariar fundos para a pediatria.
Este projeto pretende ser a diferença que queremos ver no mundo e todos nós fazemos parte desta história.

Sem comentários:

Enviar um comentário