SEGREDOS DO PASSADO, DE DEBORAH SMITH, PELA PORTO EDITORA - Dicas da Lu

sábado, 31 de agosto de 2019

SEGREDOS DO PASSADO, DE DEBORAH SMITH, PELA PORTO EDITORA


Estes últimos tempos não me têm permitido ler, mas tenho muitas leituras que já fiz e que tenho que colocar em dia por aqui.
Desta vez deixo o registo da leitura de uma edição de Abril de 2011, da Porto Editora, da autora Deborah Smith, o seu segundo romance editado em Portugal, Segredos do Passado.
Tratou-se da minha primeira leitura desta autora, sendo que fiquei curiosa por outras obras uma vez que já terão sido editados em Portugal mais seis livros.
A narrativa encontra-se contada na primeira pessoa da personagem principal da história, Claire Mahoney e encontra-se dividida em duas partes ao longo de 425 páginas.
A primeira parte desenrola-se ao longo de 16 capítulos descrevendo a vivência de Claire dos seus 5 aos 10 anos de idade e a forma como uma menina irreverente (mas muito querida por um clã privilegiado económica e socialmente de uma pequena povoação Dunderry no estado da Georgia, fundada pelos seus antepassados irlandeses), começa a sentir uma grande afinidade e fascínio por um rapaz Roannie, 5 anos mais velho, que vivia em péssimas condições económicas e sociais. O pai de Ronnie, um ferido de guerra entrou num abismo psicológico, nunca lhe tendo proporcionado condições de crescimento adequadas.
Mas Ronnie, determinado e um verdadeiro sobrevivente, nunca abandonou os estudos, apesar de ser fortemente ostracizado e vítima de bullying por parte dos outros rapazes.
Claire sentida que a sua missão era auxiliar Ronnie apesar do receio que ao mesmo tempo este lhe incutia.
Um sentimento de mútua proteção.
Trata-se de uma história aparentemente simples mas dotada de contornos psicológicos densos, por isso muito interessante.
A determinada altura ocorreu um acontecimento particularmente trágico para Ronnie e Claire que determinou o afastamento forçado de Ronnie e que acaba por abrir uma ferida oculta entre Claire e os seus pais.
A 2ª parte desenrola-se ao longo de 21 capítulos onde encontramos a Claire já na casa dos 30 anos, jornalista bem sucedida e independente que ainda se sente intrigada pelo afastamento de Ronnie, procurando no seu íntimo ter notícias suas.
Circunstâncias adversas na vida de Claire aproximam-na dos pais, bem como de Ronnie que reaparece.
Mas a reaproximação a ambos não será fácil uma vez que existem muitas situações que carecem de resposta.
Apesar do desfecho da história poder parecer relativamente previsível, é a densidade emocional e psicológica que a torna muito interessante.
Uma história sobre diferenças , ostracização, oportunidades ou a falta de, respeito, confiança, família, amizade, perdas, crítica social, resiliência, laços e redenção.
Já leram?
Qual a vossa opinião?


ISBN: 978-972-0-04540-9
Edição ou reimpressão: 11-2018
Editor: Porto Editora
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 416
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

SINOPSE:
Filha de uma respeitada família de Dunderry, na Georgia, Claire Maloney era uma menina caprichosa e mimada, mas isso não a impediu de travar amizade com Roan Sullivan, um rapaz feroz, órfão de mãe, que vivia numa caravana com o pai alcoólico.
Nunca ninguém conseguiu compreender o laço que unia as duas crianças rebeldes. Mas Roan e Claire pertenciam um ao outro… até à violenta tarde em que o terror tomou conta das suas vidas e Roan desapareceu.
Durante vinte anos, Claire procurou o rosto do seu amor de infância por entre a multidão. Durante vinte anos, esperou ansiosamente uma carta e sobressaltou-se a cada toque do telefone. No entanto, quando Roan surge novamente na sua vida, a alegria de Claire não é completa, pois ao contrário do que se afirma o tempo não apaga todas as feridas. Algumas permanecem ocultas, prestes a reabrir-se ao mais pequeno incidente. Que segredos do passado envenenam o presente e minam o futuro?
Pela consagrada autora de A Doçura da Chuva, um romance comovente e original que relata um amor inocente capaz de sobreviver a todas as adversidades.


SOBRE A AUTORA:
Deborah Smith é uma das autoras americanas mais lidas em todo o mundo: a sua obra já vendeu mais de três milhões de exemplares. Nomeada para diversos prémios importantes, como o RITA Award da Romance Writers of America e o Best Contemporary Fiction daRomance Reviews Today, foi distinguida com o Prémio de Carreira atribuído pela Romantic Times Magazine. No catálogo da Porto Editora figuram os seus romances A Doçura da Chuva,Segredos do Passado, O Café do Amor, Milagre, Doces Silêncios e Regresso a Casa, que obtiveram assinalável êxito junto dos leitores portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário