ESCRITOR ITALIANO, ORACIO GNERRE, LANÇOU EM PORTUGAL O LIVRO: ANTES QUE O MUNDO FOSSE, COM O SELO DA CHIADO BOOKS - Dicas da Lu

terça-feira, 27 de agosto de 2019

ESCRITOR ITALIANO, ORACIO GNERRE, LANÇOU EM PORTUGAL O LIVRO: ANTES QUE O MUNDO FOSSE, COM O SELO DA CHIADO BOOKS

Mais uma novidade editorial bem fresquinha deste mês de Agosto: o lançamento do livro técnico 'Antes que o mundo fosse' do autor Oracio Gnerre, com o selo da Chiado Books!

A genealogia do decisionismo no início do século XX é o tema central da obra do escritor italiano Orazio Maria Gnerre, recém lançada em Portugal com o selo Chiado Books. 



Antes que omundo fosse” é um ensaio elaborado ao estilo de uma análise filológica. 

O texto tem raízes nas ideias "decisionísticas", que são limitadas à pesquisa de “um novo tipo de soberania”, a partir da sistematização teórica de Carl Schmitt de certas tendências filosófico-políticas que punham os conceitos de "vontade", "decisão" e "exceção" como centro da prática política.

Conforme Gnerre, a hipótese dos autores do início do século XX foi de que o liberalismo erradicou todo tipo de soberania, desde a popular, a de classe, nacional ou a aristocrática/monárquica, dando todos os poderes a forças impessoais, como os mercados, a tecnologia ou os aparatos burocráticos.

Este tema é muito contemporâneo, porque:

- as questões levantadas por esses intelectuais ainda são válidas em nossos tempos, especialmente diante de novas formas de capitalismo e questões tecnológicas (embora as soluções devam ser repensadas);
- uma discussão na questão da soberania deveria partir de uma análise filológica e filosófica do conceito e poderia ser muito útil nesta época de mudanças políticas na Europa e em todo o mundo.


ISBN: 9789895263653
Edição ou reimpressão: 08-2019
Editor: Chiado Books
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de Produto: Livro
Coleção: Viagem Filosófica
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias

SINOPSE:
O objetivo deste ensaio é traçar, ao estilo de uma análise filológica, a genealogia do decisionismo do século XX como sistematização teórica de Schmitt de certas tendências filosófico-políticas que punham os conceitos de "vontade", "decisão" e "exceção" como centro da prática política.

SOBRE O AUTOR
Orazio Maria Gnerre, Doutor em Ciências Políticas, formou-se na Universidade Católica do Sacro Cuore de Milão. 
Interessa-se por Filosofia, história do pensamento político e política internacional. 
Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento e à sistematização da teoria comunitarista.

Sem comentários:

Enviar um comentário