O TEMPO ENTRE COSTURAS DE MARIA DUENAS, DA PORTO EDITORA - Dicas da Lu

quinta-feira, 13 de junho de 2019

O TEMPO ENTRE COSTURAS DE MARIA DUENAS, DA PORTO EDITORA

O tempo entre costuras de Maria Duenas foi o segundo livro que li desta autora espanhola tendo-se traduzido num dos melhores livros que li nos últimos tempos.
Este livro já foi adaptado para série pelos nossos vizinhos espanhóis, pelo que também fiquei muito curiosa para assistir à série tendo presente que a série terá sido acompanhada de perto pela autora, havendo quem refira que por esse motivo será muito fiel ao livro.
A narrativa é contada pela personagem principal Sira e vai sendo intercalada pelos diálogos da ação da história.
O livro encontra-se dividido em 4 partes, sendo a última parte, do meu ponto de vista, a mais empolgante a nível de suspense e ação.
Cada uma das partes transporta-nos respetivamente para Madrid e Tânger, Tétuan, Madrid e Lisboa, Estoril, Cascais.
O livro termina em Madrid após uma viagem noturna Lisboa-Madrid.
Trata-se de uma história de ficção passada em meados dos anos 30 até meados dos anos 40 do século XX, baseada nos tempos conturbados da guerra civil espanhola (1936-1939) e nos anos da segunda guerra mundial (1939-1945) permitindo-nos um vislumbre do contexto geopolítico da península Ibérica naquele tempo, bem como do papel do protetorado espanhol em Marrocos e da sua evolução.
A personagem Sira, amigos (Cláudio Vásquez, Candelaria, Félix Aranda, Ignacio, Ramiro, Marcus Logan)  e família (Gonçalo Alvarado e Dolores) são personagens de ficção, muito embora outras personagens da história basearam-se em personalidades reais tal como a autora nos explica no epílogo: Beigbeder, Rosalinda, Serrano Suner, Allan Hillgarth, Caudilho.
A narrativa é fluida e por isso muito fácil para qualquer leitor.
Sira aprendeu costura no atelier de alta costura onde a sua mãe Dolores era assalariada. Fruto da crise económica o atelier encerra as portas e Sira de casamento agendado com Ignacio apaixona-se pelo gerente da casa de maquinas de escrever onde Ignacio foi efetuar uma compra com o intuito de ensinar Sira e ambos concorrerem à Administração. Largando tudo Sira vai viver com Ramiro e fica deslumbrada com a vida que este leva na sociedade. Sira foi criada sem a presença do pai e  desconhecendo quem se tratava. No despoletar da guerra civil, Dolores finalmente revela quem é o seu pai, que temendo pela vida faz uma aproximação às duas, convocando-as para pacificar o seu passado e deixar uma herança a Sira. Gonçalo Alvarado é o pai de Sira, um importante empresário madrileno. Ramiro aliciado com a herança de Sira para empreender negócios, leva Sira para a segurança de Tânger em Marrocos, um protetorado espanhol. Dolores vê-se separada da filha e fica em Madrid com o seu pai, no auge da crise e perigos da guerra civil espanhola. O relacionamento de Sira e Ramiro parece perfeito até que Ramiro desaparece com a herança deixando Sira gravida e sem um tostão com dividas astronómicas. Sira sofre um brutal trauma psicológico, perde a criança e vai para Tétuan procurando fugir às dividas. O comissário da policia Cláudio Vasquez orienta Sira alojando-a na Pensão de Candelaria. Logo que Sira reestabelece alguma saúde, Candelaria fabrica um esquema para ambas ganharem algum dinheiro. Sira com a divida para pagar não tem escapatória e abre um atelier de alta costura em Tétuan para a alta sociedade, sobretudo a britânica e alemã que se haviam estabelecido no protetorado marroquino. Nessa altura Sira conhece Félix Aranda que a ajuda na sua formação social, bem como Rosalina e o jornalista Marcus Login, de quem se sente atraída e auxilia o processo de transporte clandestino de Dolores para Tétuan.  As circunstâncias do enredo entre os diferentes personagens levam a que Sira se vê enredada num processo que a leva de volta a Madrid como espia a favor da corrente britânica contra um governo de Franco pró-alemão. Nesse processo Sira veste clientes da alta sociedade alemã transmitindo clandestinamente informações chave. Essa missão leva-a a Lisboa, ao  Estoril onde procura recolher informação chave acerca das movimentações alemãs. Um ambiente de espionagem e contraespionagem.
Assim neste livro vislumbramos o ambiente que se viveria na alta sociedade por este tempo.
Ao mesmo tempo trata-se de um livro que desvenda através de Sira,  uma luta de sobrevivência, autoconhecimento e ousadia, deslumbramento, coragem e missão, com uma pitada de romance à mistura.
Uma história baseada numa importante recolha biográfica ao nível do contexto histórico e espacial que nos são descritos.
Acerca de alguém que empreende um percurso de autoconhecimento e coragem e que descobre a dada altura a necessidade de encontrar a sua essência e verdade num contexto económico, politico e social conturbado e profundamente discrepante.
Já leram este livro?
Qual a vossa opinião?


ISBN:978-972-0-04558-4
Edição/reimpressão:09-2018
Editor:Porto Editora, S.A.
Código:04558
Idioma:Português
Dimensões:152 x 235 x 36 mm
Encadernação:Capa mole
Páginas:624
Tipo de Produto:Livro


SINOPSE:
«O Tempo entre Costuras» é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
 Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.

SOBRE A AUTORA:
Doutorada em Filologia Inglesa, Maria Dueñas é professora titular da Universidade de Murcia depois de ter já passado pela docência em várias universidades norte-americanas. É autora de trabalhos académicos e de muitos projetos educativos, culturais e editoriais.
Maria Dueñas nasceu em Puertollano (Ciudad Real) em 1964, é casada, tem dois filhos e reside em Cartagena.
O Tempo entre Costuras foi o seu primeiro romance, publicado pela Porto Editora, tendo sido adaptado à televisão, e exibido em Portugal pela TVI.

 












Sem comentários:

Enviar um comentário