TRÊS DESEJOS, DE LIANE MORIARTY, EDITORIAL PRESENÇA - Dicas da Lu

domingo, 30 de junho de 2019

TRÊS DESEJOS, DE LIANE MORIARTY, EDITORIAL PRESENÇA

A minha última leitura foi o livro Três Desejos de Liane Moriarty, um livro de 2004 só recentemente traduzido e editado em Março de 2019 pela Editorial Presença.
Trata-se do primeiro livro que leio desta autora, que já publicou outros quatro livros desde 2011 pela Editorial Presença. O livro Pequenas Grandes Mentiras publicado em 2016 foi adaptado para série televisiva de sucesso, a que ainda não assisti mas já ouvi falar: Big Little Lies.
O livro encontra-se estruturado ao longo de 24 capítulos, um prólogo e um epílogo, encontrando-se a história narrada na terceira pessoa descrevendo o íntimo dos personagens que se vai revelando ao longo do livro, a par de muitos  diálogos.
A itálico, previamente a alguns capítulos temos o vislumbre de relatos que testemunham alguns acontecimentos, o que acaba por revelar o ponto de vista de quem está de fora.
A história inicia-se no jantar de aniversário de três irmãs gêmeas que residem em Sidney na Austrália, sendo duas idênticas. Nesse jantar celebram os seus 34 anos, partilham cartas que escreveram na adolescência para serem abertas nesse dia com as suas expetativas de vida que acabam por confrontar com a realidade que vivenciam.
Mas o jantar acaba de forma conturbada com algumas agressões mútuas que terminam no hospital.
Ao longo da história vamos percebendo, desde tenra idade, as diferentes personalidades, a forma como encaram as situações de forma diferenciada e o laço que as une entre si e com a família, bem como os motivos para as altercações que ocorreram no jantar.
A história apesar de ter contornos dramáticos tal como a vida real, é divertida não só pela forma como é narrada, mas também pelas reações das personagens.
Trata-se de um livro sobre laços e como esses laços são muitas vezes de amor-ódio, bem como acerca de desenvolvimento pessoal, que vislumbramos nas personagens.
Este livro aborda igualmente a passagem do tempo, perdas, traições, redenção e o conceito de felicidade.
Vislumbramos também como as gêmeas, pelas suas vivências de adultas, começam a perceber melhor o comportamento dos pais quando eram crianças.
Lyn, Cat e Gemma são as trigêmeas.
Frank e Maxine são os pais das Gêmeas que se separam quando estas ainda eram crianças. Passados mais de 20 anos desenvolvem uma relação mais próxima.
A avó Kettle, viúva aparentemente irreverente, vive sozinha com o seu cão e participa nas reuniões familiares.
Michael é o marido de Lyn e pai de Kara (com 15 anos, fruto de um anterior casamento) e de Maddie com três anos.
Lyn a gêmea com a personalidade mais séria e focada, gere um negócio e é a mãe de Maddie.
Dan é o marido de Cat.
Cat é gêmea idêntica de Lyn, muito competitiva, trabalha em marketing numa fábrica de chocolates e vive uma relação aparentemente perfeita com Dan até descobrir que este a trai.
Charlie é o novo namorado de Gemma.
Gemma era professora e despediu-se da escola após a morte do seu noivo Marcus. Cuida de casas enquanto os donos estão fora e coleciona relacionamentos.
Uma leitura leve e agradável, um pouco confusa no inicio pela frequente alteração de contextos e personagens mas que desperta alguma curiosidade para percebermos o porquê do desfecho do jantar de aniversário tendo-se tornado mais interessante a partir de metade do livro e que vale a pena rever.
Já leram este ou outros livros da autora?



ISBN: 9789722363440
Edição ou reimpressão: 03-2019
Editor: Editorial Presença
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 228 x 24 mm
Encadernação: Capa mole 
Páginas: 376
Tipo de Produto: Livro                                                   
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

SINOPSE:
Lyn, Cat e Gemma Kettle são trigémeas, têm trinta e três anos e parecem atrair a atenção de todos onde quer que se encontrem.
Mas cada uma delas tem de lidar com os seus próprios problemas pessoais.
 Lyn esforça-se duramente para alcançar o equilíbrio no seu papel de mãe, esposa e profissional sem perder a serenidade.
Cat, cujo casamento perfeito é motivo de inveja de todos os amigos, não suspeita que o marido esconde um segredo que abalará profundamente a sua vida.
E a desorientada Gemma, que muda de emprego e namorado constantemente, conheceu recentemente o homem que vai descobrir o seu passado oculto.
Perante tudo isto, os laços entre as três irmãs parecem ser suficientemente fortes para resistirem aos revezes da vida. Pelo menos até àquela noite do jantar do seu trigésimo quarto aniversário em que as verdades de cada uma são reveladas e em que tudo parece irreversível.


SOBRE A AUTORA:
Liane Moriarty nasceu em 1966, na Austrália. Antes de dar início à sua carreira de romancista, desempenhou funções de diretora de marketing numa editora de livros jurídicos e foi copyrighter numa agência de publicidade. Lançou o seu primeiro romance em 2004 e tornou-se uma autora bestseller, cuja obra conta já com mais de 3 milhões de exemplares vendidos e publicados em 55 países. Liane vive em Sidney com o marido e os dois filhos

Sem comentários:

Enviar um comentário