FILME DA SEMANA: COLETTE - Dicas da Lu

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

FILME DA SEMANA: COLETTE

De passagem por este cantinho para deixar o registo de um filme de época que retrata o ambiente da alta sociedade boêmia Parisiense nos finais do século XIX, inícios do século XX.
Sem desvalorizar a história ou as interpretações, este filme marca pela beleza da fotografia, das paisagens, dos cenários, dos figurinos, das caracterizações.
Deste ponto de vista, magnifico.
Já no que respeita à história, procura retratar, a título biográfico, uma fase da vida da famosa escritora Parisiense Sidoine Gabrielle Colette, irreverente e bastante polémica.
De órfã sem dote, criada em ambiente rural, mas com grande potencial para a escrita, surge uma mútua atração e interesse por um homem mais velho, Henry que utiliza o pseudónimo Willy, escritor numa Paris progressista.
Vislumbramos a indústria criativa Parisiense, onde os escritores na verdade dispunham de um leque de verdadeiros escritores que contratavam para escrever as suas obras.
Assistimos a um relacionamento tão aberto a ponto de se partilharem os mesmos amantes.
Como se de um acordo tácito se tratasse.
Alguma pitada de humor à mistura.
Numa gestão financeira difícil e cheia de estratagemas.
Numa espécie de um jogo mútuo de interesses.
Colette reinventa-se, afirma a sua identidade e nunca assume o papel de vítima.
Vemos Colette a ser fechada numa sala da sua própria casa para dar lugar a um processo criativo imposto pelo seu próprio marido.
E se não fosse essa circunstância, não teria escrito da mesma forma os livros nem procurado a sua afirmação.
A história culmina com a separação e a confirmação de Colette como escritora e atriz.
Trata-se de um filme sobre afirmação, liberdade, identidade e liberdade de gênero.
Como refere a própria, 'Que vida incrível eu tive, só me queria ter dado conta mais cedo'
Apreciei o desempenho dos atores, em especial de Keira Knightley, bem como o filme.
Já assistiram?



Título original: Colette
De:Wash Westmoreland
Com:Keira Knightley, Eleanor Tomlinson, Dominic West, Denise Gogh
Género:Drama, Biografia
Classificação:M/14
Outros dados:EUA/GB, 2018, Cores, 111 min.

A escrita feminina e inconformista de Colette (Keira Knightley) causou escândalo na sociedade preconceituosa e retrógrada do princípio do século XX. Nascida e criada num ambiente rural, ela casa, em 1893, com Henry Gauthier-Villars (Dominic West), um escritor autocentrado e sedutor conhecido pelo pseudónimo Willy. Ao perceber o enorme talento dela para a escrita, Henry desafia-a a escrever romances para serem publicados em nome dele. Assim, em 1900, surge “Claudine à l'École”, que teve por base experiências da vida de Colette e onde, descrevendo as aventuras de uma adolescente, eram desafiados os conceitos de decência da época. Esse atrevimento em muito contribuiu para o seu sucesso, especialmente junto das mulheres mais jovens. Seguiram-se mais três volumes sobre a mesma personagem: “Claudine à Paris” (1901), “Claudine en Ménage” (1902) e “Claudine s'en Va”(1903). Mas a fama da saga, assinada por Willy mas não escrita por si, deixam Colette desconfortável. É então que decide enfrentar o marido e reclamar os direitos da sua obra. Em 1905, Colette pediu o divórcio, dando início a uma carreira de escritora independente e actriz no teatro de revista, sempre pautada por escândalos e atentados à moral.
Realizado por Wash Westmoreland (“O Meu Nome é Alice”), um filme biográfico sobre Sidonie-Gabrielle Colette (1873 – 1954), figura “escandalosa” na Paris da transição do século, que
hoje é considerada uma das mais importantes e inovadoras escritoras francesas do século passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário