A MULHER DE EINSTEIN, DE MARIE BENEDICT, DA TOPSELLER - Dicas da Lu

domingo, 2 de dezembro de 2018

A MULHER DE EINSTEIN, DE MARIE BENEDICT, DA TOPSELLER

De passagem por este meu cantinho para deixar o registo da minha leitura da semana passada: A Mulher de Einstein, de Marie Benedict, da Topseller, sob a chancela da 2020editora, editado em Maio 2018.
Trata-se de uma obra de ficção acerca da vida e obra de Mileva Maric, primeira esposa de Eisntein, tendo por base uma pesquisa da autora a registos históricos, cartas, artigos e livros.
Tudo terá partido de uma curiosidade da autora quando ajudava o seu filho num trabalho sobre o livro infantil, quem foi Albert Einstein?.
De facto, Mileva Maric, natural da Sérvia, cursou física em Zurique na Suíça, algo muito invulgar para a época.
O livro fala-nos na voz de Mileva Maric e leva-nos para os seus pensamentos, sonhos, projetos, em suma, transporta-nos para o seu íntimo.
Por outro lado, a autora efetua também um retrato histórico e social da época.
Sem dúvida, que Milena Maric, um pouco diferente das outras raparigas, mas fruto de uma posição social favorável, teve uma educação familiar determinante onde se salienta o papel do seu pai para o seu ingresso nos estudos superiores.
Inteligente, mas com uma pequena diferença física, que a poderia limitar para uma vida convencional, dominar a física e matemática eram os pilares a seguir por Milena, tornando-se uma investigadora ou professora Universitária.
Enfrentou o preconceito social não só durante os estudos (onde era a única mulher numa turma de 5 alunos), mas também ao longo da vida, onde conciliar a vida familiar com uma carreira científica parecia impossível.
O livro fala-nos sobre o dia a dia de Milena descrevendo as suas grandes lutas, de Outubro de 1896 a julho de 1914 passando por Zurique, Vake do Shil, Stein am Rhein, Berna, Vale de Engadine na Suíça, Kac na Sérvia, Heidelberg na Alemanha, Lago de _como na Itália, Salzburgo na Áustria, Praga na Checoslováquia, Paris França e Berlim na Alemanha.
O prólogo transporta-nos para a voz de Milena em agosto de 1948.
Determinada a licenciar-se em física, eis que se deixa fascinar a pouco e pouco pelo colega de curso Einstein, que lhe prometendo uma parceria de vida e científica, terá condicionado as suas escolhas.
Só que o companheirismo científico não terá sido o esperado tornando a luta de Mileva muito maior.
Sobre a prossecução de um sonho, o preconceito, a resilência ao longo da vida e como a todo o momento as escolhas podem ditar o futuro.
Vislumbramos neste livro aquilo que poderão ter sido as escolhas de Milena num percurso ditado de muito trabalho, desilusões e perdas.
Einstein revela-se muito para além do brilhante cientista, numa visão inquietante e egoísta.
Milena viu-se de repente em circunstâncias que a levaram a renunciar à sua licenciatura e ao futuro que sonhara. Prescindiu dos seus objetivos a favor do percurso académico e profissional de Eisntein. Sofreu profundas decepções que a relegaram para segundo plano na história.
Brilhante matemática e física, qual terá sido o seu verdeiro papel nas descobertas científicas de Einstein?
O que terá ditado o rompimento da relação?
Este livro fala-nos de escolhas.
Uma leitura emocionante e ao mesmo tempo comovente.
Sem dúvida que relerei este livro, pelo que recomendo vivamente.
Um dos meus preferidos deste ano 2018.
Já leram?
Qual a vossa opinião?



ISBN: 9789898917089
Edição ou reimpressão: 06-2018
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 228 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

SINOPSE:
Em 1896, Mileva Maric, uma mulher extremamente inteligente, é a única estudante do sexo feminino a frequentar o curso de Física numa universidade de elite em Zurique. É aí que se apaixona pelo colega Albert Einstein, com quem acaba por casar e ter três filhos. Apesar da total dedicação aos filhos, Mileva nunca abandona a sua paixão pela ciência, trabalhando em conjunto com o marido e contribuindo para estudos científicos tão importantes como a Teoria da Relatividade.
Contudo, por nunca ter concluído a licenciatura, todo o mérito dos artigos que escreve com o marido é-lhe atribuído a ele. À medida que a fama de Albert Einstein aumenta, cresce também o receio de Mileva de que as suas próprias ideias científicas permaneçam para sempre sob a sombra do marido, com quem mantém uma relação cada vez mais conturbada.
A Mulher de Einstein é um romance, inspirado em factos reais, que relata a história da primeira mulher de Einstein, uma cientista brilhante cuja contribuição para a Teoria da Relatividade continua a ser altamente debatida.

SOBRE A AUTORA:

Marie Benedict é uma advogada norte-americana com mais de dez anos de experiência. Além de tirar a licenciatura em Direito, formou-se também no Boston College em História e História da Arte. Marie sempre sonhou em desenvolver trabalhos que pudessem dar a conhecer a vida e os feitos de grandes mulheres da História. Quando começou a escrever, teve finalmente essa oportunidade.
É também a autora dos romances históricos The Chrysalis, The Map Thief e Brigid of Kildare, assinando com o nome Heather Terrell.
Atualmente, vive em Pittsburgh com a família.

Este é o primeiro livro da autora.

LINK DE UMA ENTREVISTA DA AUTORA ACERCA DESTE LIVRO

Sem comentários:

Enviar um comentário