Dicas da Lu

sábado, 30 de outubro de 2021

MOGLI, BIRD


I love you just the way you are I gave you all But what if we fall? Did it ever cross your mind That one day I could fly away? Oh oh oh oh oh Voices are calling for me And what if we are falling I love you just the way you are I gave you all But what if we fall? Did it ever cross your mind That one day I could fly away? Oh oh oh oh oh Their voices are calling for me What if we are falling? My eyes begin to flicker Following my fickled heart Leading my soul astray 'Causing me to sway What if I'll flap my wings and fly away? Fly away Fly away Fly away Oh oh oh oh oh Their voices are calling for me What if we are falling My eyes begin to flicker (Oh oh oh oh oh) Their voices are calling (Following my fickled heart) For me (Leading my soul astray, 'causing me to sway) What if we are falling? (What if I'll flap my wings and fly away?) I could fly away, fly away I could fly away (Oh oh oh oh oh) I gave you all (Their voices) But what if we fall? (Are calling) I could fly away I could fly away I could fly away I gave you all, but what if we fall? (But what if we are falling?) I could fly away I could fly away I could fly away I gave you all, but what if we fall? (What if I'll flap my wings and fly away?) I could fly away I could fly away I could fly away I gave you all, but what if we fall? Video by von schlechten Eltern Regie: Maxim Abrossimow Production: Ann-Kathrin Vollmers Edit: Maxim Abrossimow, Immanuel Spiegel Dancers: Tijana Prendovic, Marin Lemic

 

domingo, 18 de julho de 2021

ENQUANTO SALAZAR DORMIA, DE DOMINGOS AMARAL, PELA BIIS, LEYA


Este livro mergulha-nos no contexto geopolítico Português na primeira metade dos anos 40 em que em Portugal e em diversos pontos do território, em particular em Lisboa, operavam redes de espionagem e contraespionagem que procuravam defender as diferentes posições dos diferentes lados do conflito no contexto das manobras Atlânticas.

O livro encontra-se dividido em três partes e um prólogo, ao longo de 397 páginas e prende-nos a atenção pela aventura que encerra.

Com início em Fevereiro de 1941 e fim em Maio de 1945, cada parte com o nome de uma amante de um português (Mary, Alice e Anika), que pela sua posição privilegiada por deter uma companhia de navegação, se vê envolvido num conjunto de missões secretas ao serviço do MI6 Britânico.

Percebemos como a posição de Portugal caminhava 'sobre vidros'  num ambiente em que ocorriam resgates de aviadores ingleses, batalhas entre aviões das duas facções relacionadas com os comboios de navios que passavam pela costa portuguesa, a ação da polícia política e como se consolidou a influência da América no curso dos acontecimentos.

Uma história que poderia muito ser adaptada para o cinema ou série televisiva como se chegou a falar, mas julgo que a adaptação acabou por não ser concretizada.

Faria justiça a um passado recente do nosso País que também não deveria ser esquecido.

Já leram?

Qual foi a vossa opinião?

                

 

ISBN: 9789896600518
Editor: BIS
Idioma: Português
Dimensões: 125 x 189 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 400
Tipo de Produto: Livro
Coleção: BIS
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

 

SINOPSE:
Lisboa, 1941. Um oásis de tranquilidade numa Europa fustigada pelos horrores da II Guerra Mundial. Os refugiados chegam aos milhares e Lisboa enche-se de milionários e actrizes, judeus e espiões. Portugal torna-se palco de uma guerra secreta que Salazar permite, mas vigia à distância. Jack Gil Mascarenhas, um espião luso-britânico, tem por missão desmantelar as redes de espionagem nazis que actuavam por todo o país, do Estoril ao cabo de São Vicente, de Alfama à Ericeira. Estas são as suas memórias, contadas 50 anos mais tarde. Recorda os tempos que viveu numa Lisboa cheia de sol, de luz, de sombras e de amores. Jack Gil relembra as mulheres que amou; o sumptuoso ambiente que se vivia no Hotel Aviz, onde espiões se cruzavam com embaixadores e reis; os sinistros membros da polícia política de Salazar ou mesmo os taxistas da cidade. Um mundo secreto e oculto, onde as coisas aconteciam "enquanto Salazar dormia", como dizia ironicamente Michael, o grande amigo de Jack, também ele um espião do MI6. Num país dividido, os homens tornam-se mais duros e as mulheres mais disponíveis. Fervem intrigas e boatos, numa guerra suja e sofisticada, que transforma Portugal e os que aqui viveram nos anos 40

 

SOBRE O AUTOR: 
Domingos Amaral nasceu a 12 de outubro de 1967, em Lisboa. É pai de quatro filhos, três raparigas e um rapaz. Formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa, onde é atualmente professor da disciplina de Economia do Desporto (Sports Economics), tem também um mestrado em Relações Económicas Internacionais, pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Durante muitos anos foi jornalista, primeiro no jornal O Independente, onde trabalhou durante 11 anos, tendo depois sido diretor das revistas Maxmen, por sete anos, e GQ, durante quatro anos. Atualmente, é administrador da Escola Ave Maria e comentador na SportTV.

O TIGRE BRANCO, ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO LIVRO DE ARAVIND ADIGA

 


Não li o livro por isso não fazia a mínima idéia da história.
Este filme aborda o tema da ascensão social, sendo que o protagonista, Barlam, provém de uma das castas mais baixas da Índia.
Aborda a dimensão da servidão das castas mais baixas que constituem a maioria da população Indiana e que vivem reduzidas à sua condição de servos e de inferioridade vivendo abaixo do limiar da sobrevivência e servindo os seus 'senhores'.
Através do recurso ao flashback vamos percebendo como o personagem principal chegou onde se encontra no início do filme.
Barlam, ambicioso, dotado de uma inteligência fora do vulgar, cedo procura livrar-se dos grilhões de uma vida miserável, começando por tudo fazer para se tornar motorista do filho do clã que domina a sua aldeia em que todos vivem e trabalham em condições deploráveis na produção de carvão e a quem ainda assim têm que entregar parte dos miseráveis rendimentos.
O filho do clã mafioso, estudou nos Estados Unidos, parecendo ter uma postura um pouco diferente, mais moderna, mas ainda assim vive preso às tradições do clã.
Quem está à espera de uma oportunidade para se 'libertar' é Barlam, o personagem principal, astuto, sendo que devido ao tipo de atrocidades de que é vitima, consegue criar alguma empatia, apesar do tipo de caminho que vai trilhando procurando libertar-se a qualquer preço.
O filme aborda ainda a corrupção a diversos níveis, desde o mais baixo até o mais alto, incluindo o político.
Uma história dura, cruel que aborda a contradição social existente na Índia e de certa forma em todo o mundo, que se traduz de na eterna subserviência dos mais pobres em relação aos mais ricos, tal como na economia mundial.
Leva-nos a sentimentos contraditórios como relacionados com o poder de escolha, com a  compaixão, com o crime, com a justiça, a integridade, a traição e com o calculismo.
O filme tem uma boa fotografia, por vezes muito crua.
Já assistiram?
Qual foi a vossa opinião?

domingo, 21 de fevereiro de 2021

MOGLI, EARTH




We are floating peacefully in the shades
In the shades of green
Memories have me chevering with all the worlds we
All the worlds we've seen
Uh uh... uh uh uh uh uh uh
Uh uh uh uh uh uh mm...
To you my heart grows
My mind goes... out
The mother of love
In me now
Over stones and under skies we are letting go of
Letting go of thoughts
Memories singing with the birds in the tree tops
Hiding away the clouds
Uh uh... uh uh uh uh uh uh
Uh uh uh uh uh uh mm...
To you my heart grows
My mind goes out
The mother of love
In me now
To you my heart grows
My mind goes out
The mother of love in me now

Source: Musixmatch
Songwriters: Johannes Falk / Hannes Butzer / Mogli


A ESCAVAÇÃO, THE DIG: ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO LIVRO DE JOHN PRESTON


Ficha Técnica:
Direção: Simon Stone
Produção: Gabrielle Tana, Ellie Wood, Carolyn Marks Blackwood, Murray Ferguson
Roteiro: Moira Buffini
Baseado emThe Dig, de John Preston
Elenco: Carey Mulligan, Ralph Fiennes, Lily James, Johnny Flynn, Ben Chaplin, Ken Stott, Archie Barnes, Monica Dolan
Música:Stefan Gregory
Companhia(s) produtora(s): Magnolia Mae Films, Clerkenwell Films
Distribuição: Netflix
Lançamento:29 de janeiro de 2021
Idioma: inglês

Um filme de época que se passa na véspera da segunda guerra mundial, baseado em factos reais e no livro de John Preston, sobrinho da personagem principal a viúva Edith, que na altura contrata o arqueólogo Basil (autoditada com larga experiência em escavações e que aprendera a profissão pelo seu pai e avô não tendo tido no entanto oportunidade e condições para estudar), para escavar umas elevações artificiais que se encontram na sua propriedade. Edith que se encontrava adoentada, pretende descobrir que tipo de achados se encontrariam sob as elevações. Basil foi o escolhido porque parecia não haver grande interesse por parte do museu local naquela empreitada numa altura em que se viviam as semanas anteriores à declaração da Guerra entre Inglaterra e a Alemanha.
A fotografia e os figurinos merecem também a visualização do filme.
A fotografia principal terá sido efetuada em Shackleford, em Surrey, em outubro de 2019. 
Norney Grange terá sido usada como a casa de Edith Pretty em Sutton Hoo, com as filmagens ocorrendo em Suffolk, perto do local da descoberta original.
Os achados arqueológicos ali encontrados terão sido 'escondidos no metro de Londres durante a Guerra', tendo ficado expostos no Museu de Londres 9 anos após a morte de Edith que terá falecido em 1942, tendo o papel de Basil sido omitido da história. Só após a publicação do livro redigido pelo sobrinho de Edith é que o nome de Basil terá tido a mais que justa homenagem na inscrição do Museu de Londres.
Aqueles achados arqueológicos (um barco funerário do século VI) terão sido os mais importantes da história de Inglaterra, tendo trazido 'luz' à chamada Idade das Trevas.
Um filme que aborda a diferença de classes e como a mesma se sobrepõe ao mérito pela falta de oportunidades e de condições daqueles que têm menos rendimentos. 
Como a partir do momento em que foi conhecida a importância da descoberta a equipa de arqueólogos do museu tomou a liderança nas escavações menosprezando o trabalho e experiência de Basil.
Ou seja, Basil foi subvalorizado por não ter tido estudos apesar de ser um estudioso autodidata, com interesses também pela astronomia.
Aborda a discriminação no feminino no caso da arqueóloga que se destacou pelos estudos e investigações subvalorizada, estando presente por estar casada com um dos arqueólogos, tendo sido escolhida não pelo seu mérito mas pelo seu 'peso', ou seja, seria 'leve' não causando estragos.
Sobre o sentido de legado e o sentido da vida.
Sobre o sentido de urgência a diferentes níveis.
Uma história com muitas nuances subtis como a homossexualidade escondida.
Um drama com uma pitada de romance à mistura.
Apreciei este filme, embora tenha achado que a atriz que representa Edith parecia demasiado jovem para as circunstâncias da retratada.
Já assistiram?
Gostaram?

domingo, 14 de fevereiro de 2021

MOGLI, ROAD HOLES


You cover the road holes before I stumble
Lead me through those fields of traps

The road ahead it starts to crumble
You build bridges over gaps

But when I fall I'm gonna hit the ground
Have to get up on my own

'Cause you run to hold my hand
And get on the wrong side of me instead

You let it rain before I start a fire
Always the right tools in your hand

It's your words of love I desire
Sadness you don't understand

'Cause when I fall I'm gonna hit the ground
Have to get up on my own

'Cause you run to hold my hand

And get on the wrong side of me instead

Picking up, picking up pieces on my own
Picking up, picking up pieces on my own
Picking up, picking up pieces on my own

You don't know, you don't know I'm scared to be alone

'Cause when I fall I'm gonna hit the ground
Have to get up on my own

'Cause you run to hold my hand
And get on the wrong side of me instead
You get on the wrong side of me instead

Songwriters: Selima Taibi