Dicas da Lu

sábado, 18 de janeiro de 2020

FILME DA SEMANA: DOWNTOWN ABBEY

Há meses que não assistia a um filme infelizmente porque a saúde não me permitiu, mas consegui assistir a este apesar de não ter visualizado a série de época.
A série passa-se no horizonte temporal de 1912 a 1925 e localiza-se na casa de campo do Conde de Gratham, Downtown Abbey em Yorkshire Retrata a vida doméstica da família aristocrática Crawley e dos seus criados, no reinado de Jorge V em Inglaterra. A série tem 6 temporadas transmitidas entre 2010 e 2015.
Já este filme estreou em setembro de 2019 e dará continuidade ao último episódio da série.
Trta-se de um drama histórico, um filme de época.
Mesmo não tendo assistido à série, é possível seguir a história do filme.
Considerei a fotografia e o figurino do filme muito interessantes.
A história do filme centra-se na visita oficial do Rei e da Rainha de Inglaterra à casa de campo da família Crawley em 1927.
Várias histórias decorrem em simultâneo: um assassino  tenta aniquilar o Rei; quezílias entre os empregados de Crawley e os empregados do Rei, que conferem algum humor ao filme; a dama de honra da Rainha que sempre se manteve solteira, afinal é prima da Condessa viúva de Crawley, sendo que ambas têm uma questão de desentendimento acerca da herança por resolver, escondendo a dama de companhia da Rainha um grande segredo; a casa Crawley começa a deparar-se com algumas dificuldades financeiras, sendo que se coloca em cima da mesa vender a casa de campo e adoptar um estilo de vida mais simples para toda a família; Tom que entretanto enviuvara, e que pertence à família por ascensão social começa a sentir-se atraído pela empregada da dama de companhia da Rainha; o filme aborda ainda a questão da homossexualidade; Violet a Condessa viúva viajou em segredo para Londres; a princesa Maria filha dos Reis vive um dilema de emancipação feminina e pretende separar-se do marido.
O filme retrata ainda a necessidade de adaptação à mudança dos tempos.
Estas são algumas das histórias que preenchem a história do filme e que nos mantêm a atenção para perceber o desfecho de cada uma e também da casa de campo.
Considerei o filme interessante do ponto de vista de reconstituição histórica, do figurino e fotografia.
Fiquei curiosa acerca da série.


Título original:Downton Abbey
Género:Drama
Classificação:M/12
Outros dados:GB, 2019, Cores, 122 min.

Inglaterra, o ano é 1927. Robert e Cora Crawley recebem a notícia de que em breve serão visitados pelo Rei Jorge V e a Rainha Maria. O entusiasmo e as expectativas de todos os habitantes de Downton Abbey é enorme. Mas os ânimos exaltam-se quando os empregados dos Crawley percebem que em breve ali vão chegar o mordomo e o cozinheiro do rei, que terão como função organizar evento.
Um drama histórico, escrito por Julian Fellowes e realizado por Michael Engler ("The Chaperone"), cujo enredo é uma continuação da aclamada série televisiva homónima, transmitida por canais de televisão de todo o mundo entre 2010 e 2015. Parte do elenco original da série foi incluída nesta versão cinematográfica: Hugh Bonneville, Jim Carter, Michelle Dockery, Elizabeth McGovern, Maggie Smith, Penelope Wilton, Matthew Goode, Joanne Froggatt, Allen Leech, Laura Carmichael, Robert James-Collier, Phyllis Logan, Brendan Coyle e Lesley Nicole.

domingo, 22 de dezembro de 2019

ANDREA BOCELLI ft ELLIE GOULDING RETURN TO LOVE


Quand'è che spento il cuore?
Che ho smesso di sognare
Un nuovo amore?
Il dubbio dentro me
E ho smesso di sperare
Ma a un tratto, tu

Risvegli nel profondo
Un fuoco che mi accende

I'll return to love and risk it all
Per regalarti un mondo
And I'll return to love and resterò
Per costruire un sogno
One more time

Who cares about the past?
Who knows about tomorrow?
L'amore è adesso
And maybe this won't last
Maybe this moment's all we have
Let's find out

And though I'm still afraid
You're worth a leap of faith

I'll return to love and risk it all
To see the world that we make
I'll return to love and take the fall
As if my heart cannot break
One more time

Here and now, up against the edge
Promise me you won't look down
Won't fall off the ledge
Take my hand and show me how to love again

And I'll return to love and risk it all
Per regalarti un mondo
And I'll return to love and take the fall
Per costruire ancora
One more time

sábado, 14 de dezembro de 2019

ENTREVISTA A JORGE MANUEL LUCAS ALVES, AUTOR DE DESTINOS, PUBLICADO PELA CHIADO BOOKS

Numa conversa à volta dos livros, entrevistámos Jorge Manuel Lucas Alves, autor da obra Destinos, publicado em Outubro de 2019 com a Chancela da Chiado Books.

Para além da leitura da entrevista abaixo, vale ainda a pena espreitar aqui neste link a impressão sobre o livro, a sinopse e sobre o autor.

Conversámos com o autor sobre o seu percurso, o que o motivou ter escolhido a janela temporal do século XIX para este livro, bem como sobre a principal mensagem e conselhos que deixa aos leitores desta obra.
Muito obrigada!

- Qual é o seu percurso e em que medida o mesmo determinou ter enveredado pela escrita e em que momento?

'Tenho uma licenciatura em História e um Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação. A nível profissional prestei serviço, cerca de dez anos, no Exército Português e trabalhei na Câmara Municipal de Baião como Assistente Técnico. Ultimamente tenho estado desempregado e foi isso o que me levou a escrever. Passava dias e dias a ler livros, sobretudo de História, até que um dia resolvi escrever os meus próprios e optei pelo romance histórico. Até à data tenho quatro romances escritos, tendo desses quatro apenas dois editados ("Tempos Turbulentos" e "Destinos"). De facto posso afirmar que foi o desemprego o que me levou a abraçar a escrita. Para além disso o gosto pela História vem desde que era criança. Adorava estar horas e horas a ver os grandes épicos do cinema dos anos 50 e 60 e ler tudo o que estivesse relacionado com a História e com a Arqueologia'.

- O que o motivou ter escolhido o início do século XIX e o contexto vivido na época em Portugal para este livro?


'Sempre adorei ler sobre as guerras napoleónicas. Acho esse período fascinante. Mas o que me deixa triste é constatar como a participação portuguesa, o contributo português para a derrota de Napoleão, é esquecida e ignorada tanto em Portugal como no estrangeiro. Daí também a necessidade de divulgar, ainda que através de romances, a História de Portugal desta época e o esforço titânico que o povo português foi forçado a fazer no seu contributo para a derrota de Napoleão. É de facto reconhecido que o Exército Português é o grande esquecido das guerras napoleónicas. Quer na televisão (e.g. filmes, documentais, etc.) quer na literatura, quando se fala nas guerras napoleónicas, o contributo português é praticamente ignorado'.

- Apesar de se tratar de uma obra de ficção, quais os principais valores e reflexões que procurou deixar aos leitores desta sua obra?


'É sem dúvida uma obra de ficção, mas, o leitor no final irá ficar conhecedor do que realmente sucedeu à pouco mais de 200 anos. O leitor irá ficar consciente do que realmente sucedeu em Portugal, guerra, violações, crueldade, violência, assassinatos, etc., e começar a dar valor àquelas gentes que foram obrigadas a enfrentar tais desafios. A Guerra Peninsular foi de uma crueldade e de uma violência extrema na qual a população portuguesa, através de um esforço titânico, conseguiu e contribuiu não só para a derrota dos franceses, e seus aliados, em Portugal como também em Espanha e na própria França. De país invadido passou a ser também um dos países invasores da França e a contribuir de maneira significativa para a queda de Napoleão. Os valores que procuro deixar, através das personagens são a amizade, o amor, a paixão, a camaradagem e o espírito de sacrifício. O de não baixarem os braços e seguir sempre em frente seja qual for o obstáculo que nos surja pelo caminho. Acho que a principal mensagem é nunca baixar os braços, seguir em frente e levantar-nos ainda com mais força quando a vida nos prega uma das suas partidas. Nunca desistir! E foi isso o que as gentes de à cerca de 200 anos fizeram, nunca desistiram'.

- Que conselhos deixa aos leitores das suas obras?


'Gostaria que as pessoas quando finalizassem a leitura das minhas obras sentissem uma curiosidade por aumentar os seus conhecimentos sobre este período da História. E para isso acho que podiam seguir a leitura de algumas obras que estão referenciadas na bibliografia que surge no final das obras. Também gostaria que os leitores visitassem os lugares que são referidos obras de maneira a poderem apreciar no terreno o que ainda resta (e.g. fortificações, campos de batalha, etc.) desse período fascinante. E visitar os museus e os centros interpretativos'.





quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

COLDPLAY, EVERYDAY LIFE


What in the world are we going to do?
Look at what everybody's going through
What kind of world do you want it to be?
Am I the future or the history?
'Cause everyone hurts
Everyone cries
Everyone tells each other all kinds of lies
Everyone falls
Everybody dreams and doubts
Got to keep dancing when the lights go out
How in the world I am going to see?
You as my brother
Not my enemy?
'Cause everyone hurts
Everyone cries
Everyone sees the color in each other's eyes
Everyone loves
Everybody gets their hearts ripped out
Got to keep dancing when the lights go out
Gonna keep dancing when the lights go out
Hold tight for everyday life
Hold tight for everyday life
At first light
Throw my arms out open wide
Hallelujah
Hallelujah
Hallelu-halle-hallelujah
Hallelujah
Hallelujah
Hallelu-halle-hallelujah
Yes
Source: LyricFindSongwriters: Chris Martin / Will Champion / Jonny Buckland / Guy Berryman / John Metcalfe

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

A FÁBRICA DE BONECAS, DE ELIZABETH MACNEAL, PELA TOPSELLER

Colocando em dia mais uma leitura de Julho, o romance histórico repleto de suspense, A Fábrica de Bonecas, o primeiro romance de Elizabeth Macneal, publicado em Maio de 2019 pela Topseller, com a chancela da 2020 Editora.
Confesso que este livro me surpreendeu.
O livro foi premiado com o Caledonia Novel Award em 2018, tendo sido os direitos televisivos já adquiridos pela produtora Buccaneer Media.
A história passa-se ao longo de aproximadamente 2 anos e meio (Novembro de 1850 a Maio de 1852) e encontra-se dividida em 3 partes.
A 1º parte encontra-se dividida em 10 capítulos que nos vão apresentando os personagens, o contexto em que vivem e as suas inquietações (a loja de curiosidades antigas e modernas de Silas Reed, o rapaz, o empório de bonecas da Sra. Salter, os cachorrinhos, a pintora, a grande exposição, o ladrãozeco, a grande despesa, IPR, a discussão).
A 2ª parte encontra-se estruturada em 44 capítulos, onde se começam a desenhar os contornos da história (o megalossauro, a correspondência, a fábrica, um par de cartas, o pintarroxo, o caixão, a guta e a garança,  leão, a bugiganga, o patinador no lago, a rainha, o casebre, o marfim de dugongo, o lamento do vombate, o luar, semelhante, as flores, o pastor, uma criança, as perguntas, Claude, a mácula, Sylvia, a borboleta, o osso, o cavalheiro, a contemplação, o bilhete, o palácio de cristal, a faca, a visita pré-inaugural, ao nível dos olhos, os ratos, os telhados, a cave, os dentes, uma crítica e uma resposta, a doença, Edimburgo, o cabriolé, a pulga, Lumley Court, a charrete).
A 3º e útlima parte desenrola-se ao longo de 19 capítulos e é onde a acção atinge o seu clímax (p séjour, o silencio, as trufas de caramelo, a clavícula, a colheita de amoras, o vestido, uma companheira, a escuridão, a madame, Guigemar, o bicho, os olhos de vidro, o pão doce de groselha, a campainha, o pombo, a academia real, a água, a agulha, o armário de borboletas).
Finalmente, a encerrar o livro temos a crítica a um quadro pela Academia Real publicada na London News a 22 de Maio de 1852.
A narrativa passa-se nos anos 50 do século XIX em Londres Vitoriana e aborda as discrepâncias de classes, de oportunidades e em que medida a liberdade individual é condicionada por esse contexto.
A personagem principal é a jovem Iris que ficou com uma clavícula sobressaída à nascença, irmã gêmea de Rose, a quem o futuro parecia sorrir, pelo que Iris sentia-se sempre na sombra da irmã.
Até que Rose aos 16 anos sofre de varíola e fica com bastantes marcas no corpo e no rosto, tendo perdido a visão de um olho.
A partir daí foi Rose quem passou a ser ostracizada e sem perspectivas de futuro, sentido Iris a responsabilidade pela condução do futuro da irmã.
Encontramos ambas as irmãs a trabalhar na fábrica de bonecas da senhora Salter, decorando bonecas de porcelana.
Mergulhamos no seu quotidiano e percebemos a relação entre irmãs, o ambiente com a senhora Salter e também a relação com os pais.
Iris tem talento para a pintura, que acaba por não poder desenvolver devido ao contexto social em que se encontra.
Albie é um pequeno rapaz a quem tudo falta e que procura de todas as formas ganhar algum dinheiro para o sustento do dia a dia para si e para a sua irmã que se vê obrigada a prostituir nas mais decrépitas condições por uma questão de sobrevivência pois está sozinha com o irmão.
Albie costura pequenas roupas para a fábrica de bonecas, sentindo grande empatia por Iris.
Em paralelo, Albie vende todo o animal morto que encontra ao taxidermista Silas Reed.
Silas Reed, o antagonista da história, também não teve uma infância facilitada e desde cedo se interessou pela taxidermia, acalentando o sonho de abrir uma exposição com raridades, sendo reconhecido no meio.
Contudo, na sua loja, acaba por conseguir ganhar a vida embalsamando borboletas que vende às senhoras da alta sociedade, a par de outros animais embalsamados que vende a pintores para servirem de modelos.
Candidata-se à grande exposição de arte de Hyde Park, tendo sido aceite por terem ocorrido desistências.
Louis Froust, que é um pintor pré-rafealita de um meio social mais favorecido embora não abastado,  pretende que uma das suas obras que se encontra a elaborar seja destacada na grande exposição de arte de Hyde Park. A sua irmã procura uma modelo para esse quadro.
Por mero acaso Silas cruza-se com Iris e nasce uma atração que começamos a desconfiar se será por Iris apresentar uma deformação física.
Entretanto, Iris aceita posar como modelo para Louis, na expetativa de se libertar da condição em que vivia recebendo em troca aulas de pintura para desenvolver a sua aptidão.
À medida que a narrativa prossegue percebemos os verdadeiros contornos da história e as motivações das personagens.
Vamos juntando as peças de um puzzle.
Uma história sobre as agruras da vida de quem nada tem, sobre a inexistência de degraus sociais, sobre sonhos, expetativas, confiança e entreajuda, ostracismo, obsessões, os limites, sobrevivência, em última instância sobre a liberdade, tudo com uma dose de muito suspense, romance e crime à mistura.
Conseguirá  Iris prosseguir com a pintura e com os seus sonhos?
Conseguirá a ave a quem foram cortadas as penas, escapar e voar da gaiola?
Será a liberdade apenas um flash, uma imagem retida num quadro?
Uma história surpreendente, com um forte desenvolvimento emocional e psicológico, que valerá a pena reler!
A capa maravilhosa retém todos os elementos da história.
Já leram?
Qual a vossa opinião?


ISBN: 9789898917973
Edição ou reimpressão: 05-2019
Editor: TopSeller
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 228 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 384
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Policial e Thriller

SINOPSE:
Uma história inebriante sobre uma mulher que sonha ser artista e o homem cuja obsessão pode destruir o mundo dela para sempre.
Londres, 1850. O edifício que albergará a Grande Exposição está a ser construído em Hyde Park. No meio da multidão que ali se junta, duas pessoas encontram-se por mero acaso. Para Iris, uma aspirante a artista, aquele é apenas um encontro efémero, esquecido passados poucos segundos. Mas para Silas, um colecionador fascinado por coisas estranhas, aquele momento marca um novo começo…
Quando Iris é convidada a posar como modelo para Louis Frost, um pintor pré-rafaelita, ela aceita, com a condição de que Louis também a ensine a pintar. De súbito, o mundo de Iris transforma-se numa experiência dominada pelo amor e pela arte, indo além de tudo aquilo com que sempre sonhou.
Só que o mundo de Iris pode ruir a qualquer momento, pois Silas só consegue pensar numa coisa desde o primeiro encontro de ambos. E a sua obsessão torna-se cada vez mais sombria…

SOBRE A AUTORA:
Elizabeth Macneal nasceu na Escócia e mora atualmente em Londres. Estudou Literatura Inglesa na Universidade de Oxford e, em 2017, completou o mestrado em Escrita Criativa na Universidade de East Anglia, onde recebeu a bolsa Malcolm Bradbury.
Além de escrever, Elizabeth faz peças de cerâmica num pequeno estúdio ao fundo do seu jardim, às quais se dedica tão profundamente quanto à escrita.
A Fábrica de Bonecas é o seu primeiro romance e foi um verdadeiro êxito internacional, tendo sido traduzido para 28 línguas. Venceu o Caledonia Novel Award de 2018 e os direitos para televisão já foram adquiridos pela produtora Buccaneer Media. Saiba mais sobre a autora: www.elizabethmacneal.com

domingo, 17 de novembro de 2019

BIRD OF SORROW, GLEN HANSARD


Even if a day feels too long
You feel like you can't wait another one
You're slowly givin' up on everything
Love is gonna find you again
Love is gonna find you, you better be ready then
You been kneelin' in the dark for far too long
You've been waitin' for that spark, but it hasn't come
Well I'm callin' to you, please, get off the floor
A good heart will find you again
A good heart will find you, just be ready then
Tethered to a bird of sorrow
A voice that's buried in the hollow
You've given over to self-deceivin'
Your prostrate bowed would not be leavin'
You've squandered more than you could borrow
You've bet your joys on all tomorrows
For the hope of some returnin'
While everything around just burnin'
Come on, we gotta get out, get out of this mess we made
And still for all our talk, we're both so afraid
Will we leave this up to chance, like we do everything?
Love is gonna find us again
Love is gonna find us, we gotta be ready then
Tethered to a bird of sorrow
A voice that's buried in the hollow
You've given over to self-deceivin'
Your prostrate bowed would not be leavin'
You've squandered more than you could borrow
You've bet your joys on all tomorrows
For the hope of some returnin'
While everything around you's burnin'
But I'm not leavin' you yet
I'm not leavin' you yet
I'm not leavin'
I'm not leavin', yeah, yeah
I'm not leavin'
I'm not leavin', yeah, yeah
I'm hangin' on
Hangin' on
What's gonna come?
I'm hangin' on now
Hangin' on, hangin' on, hangin' on
Hangin' on, hangin' on, hangin' on
With the faithful
With the faithful
I'm hangin' on
What's gonna come?
What's gonna come?
Hangin' on
Hangin' on
Fonte:
LyricFind
Compositores: Glen Hansard / Glen James Hansard