Dicas da Lu

quinta-feira, 13 de junho de 2019

O TEMPO ENTRE COSTURAS DE MARIA DUENAS, DA PORTO EDITORA

O tempo entre costuras de Maria Duenas foi o segundo livro que li desta autora espanhola tendo-se traduzido num dos melhores livros que li nos últimos tempos.
Este livro já foi adaptado para série pelos nossos vizinhos espanhóis, pelo que também fiquei muito curiosa para assistir à série tendo presente que a série terá sido acompanhada de perto pela autora, havendo quem refira que por esse motivo será muito fiel ao livro.
A narrativa é contada pela personagem principal Sira e vai sendo intercalada pelos diálogos da ação da história.
O livro encontra-se dividido em 4 partes, sendo a última parte, do meu ponto de vista, a mais empolgante a nível de suspense e ação.
Cada uma das partes transporta-nos respetivamente para Madrid e Tânger, Tétuan, Madrid e Lisboa, Estoril, Cascais.
O livro termina em Madrid após uma viagem noturna Lisboa-Madrid.
Trata-se de uma história de ficção passada em meados dos anos 30 até meados dos anos 40 do século XX, baseada nos tempos conturbados da guerra civil espanhola (1936-1939) e nos anos da segunda guerra mundial (1939-1945) permitindo-nos um vislumbre do contexto geopolítico da península Ibérica naquele tempo, bem como do papel do protetorado espanhol em Marrocos e da sua evolução.
A personagem Sira, amigos (Cláudio Vásquez, Candelaria, Félix Aranda, Ignacio, Ramiro, Marcus Logan)  e família (Gonçalo Alvarado e Dolores) são personagens de ficção, muito embora outras personagens da história basearam-se em personalidades reais tal como a autora nos explica no epílogo: Beigbeder, Rosalinda, Serrano Suner, Allan Hillgarth, Caudilho.
A narrativa é fluida e por isso muito fácil para qualquer leitor.
Sira aprendeu costura no atelier de alta costura onde a sua mãe Dolores era assalariada. Fruto da crise económica o atelier encerra as portas e Sira de casamento agendado com Ignacio apaixona-se pelo gerente da casa de maquinas de escrever onde Ignacio foi efetuar uma compra com o intuito de ensinar Sira e ambos concorrerem à Administração. Largando tudo Sira vai viver com Ramiro e fica deslumbrada com a vida que este leva na sociedade. Sira foi criada sem a presença do pai e  desconhecendo quem se tratava. No despoletar da guerra civil, Dolores finalmente revela quem é o seu pai, que temendo pela vida faz uma aproximação às duas, convocando-as para pacificar o seu passado e deixar uma herança a Sira. Gonçalo Alvarado é o pai de Sira, um importante empresário madrileno. Ramiro aliciado com a herança de Sira para empreender negócios, leva Sira para a segurança de Tânger em Marrocos, um protetorado espanhol. Dolores vê-se separada da filha e fica em Madrid com o seu pai, no auge da crise e perigos da guerra civil espanhola. O relacionamento de Sira e Ramiro parece perfeito até que Ramiro desaparece com a herança deixando Sira gravida e sem um tostão com dividas astronómicas. Sira sofre um brutal trauma psicológico, perde a criança e vai para Tétuan procurando fugir às dividas. O comissário da policia Cláudio Vasquez orienta Sira alojando-a na Pensão de Candelaria. Logo que Sira reestabelece alguma saúde, Candelaria fabrica um esquema para ambas ganharem algum dinheiro. Sira com a divida para pagar não tem escapatória e abre um atelier de alta costura em Tétuan para a alta sociedade, sobretudo a britânica e alemã que se haviam estabelecido no protetorado marroquino. Nessa altura Sira conhece Félix Aranda que a ajuda na sua formação social, bem como Rosalina e o jornalista Marcus Login, de quem se sente atraída e auxilia o processo de transporte clandestino de Dolores para Tétuan.  As circunstâncias do enredo entre os diferentes personagens levam a que Sira se vê enredada num processo que a leva de volta a Madrid como espia a favor da corrente britânica contra um governo de Franco pró-alemão. Nesse processo Sira veste clientes da alta sociedade alemã transmitindo clandestinamente informações chave. Essa missão leva-a a Lisboa, ao  Estoril onde procura recolher informação chave acerca das movimentações alemãs. Um ambiente de espionagem e contraespionagem.
Assim neste livro vislumbramos o ambiente que se viveria na alta sociedade por este tempo.
Ao mesmo tempo trata-se de um livro que desvenda através de Sira,  uma luta de sobrevivência, autoconhecimento e ousadia, deslumbramento, coragem e missão, com uma pitada de romance à mistura.
Uma história baseada numa importante recolha biográfica ao nível do contexto histórico e espacial que nos são descritos.
Acerca de alguém que empreende um percurso de autoconhecimento e coragem e que descobre a dada altura a necessidade de encontrar a sua essência e verdade num contexto económico, politico e social conturbado e profundamente discrepante.
Já leram este livro?
Qual a vossa opinião?


ISBN:978-972-0-04558-4
Edição/reimpressão:09-2018
Editor:Porto Editora, S.A.
Código:04558
Idioma:Português
Dimensões:152 x 235 x 36 mm
Encadernação:Capa mole
Páginas:624
Tipo de Produto:Livro


SINOPSE:
«O Tempo entre Costuras» é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.
 Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.

SOBRE A AUTORA:
Doutorada em Filologia Inglesa, Maria Dueñas é professora titular da Universidade de Murcia depois de ter já passado pela docência em várias universidades norte-americanas. É autora de trabalhos académicos e de muitos projetos educativos, culturais e editoriais.
Maria Dueñas nasceu em Puertollano (Ciudad Real) em 1964, é casada, tem dois filhos e reside em Cartagena.
O Tempo entre Costuras foi o seu primeiro romance, publicado pela Porto Editora, tendo sido adaptado à televisão, e exibido em Portugal pela TVI.

 












domingo, 9 de junho de 2019

FILME DA SEMANA: O PROFESSOR

De regresso a este meu cantinho para deixar o registo do último filme que assisti e que apreciei pela abordagem de bom humor, apesar da seriedade do tema e de um final um pouco em aberto.
A história foi escrita pelo diretor do filme Wayne Roberts com uma pitada de bom humor, positivismo e coragem.
E é precisamente esse aspecto que torna a historia interessante, a forma despojada, quebrando todas as regras, com que o personagem principal, professor universitario lida com a noticia de sofrer de uma doença incurável e com pouco mais de 6 meses de tempo previsto de vida.
Decide transformar o seu dia a dia, com uma dose que apelidaríamos de 'loucura', sendo que a nível familiar já parecia apresentar alguma fragmentação.
Deixando de lado as normas, preconceitos e hipocrisia do meio em que vive, o professor começa a fazer o que lhe apetece pura e simplesmente, o que aponta para inevitáveis situações insólitas.
O momento em que se retira em licença sabática com o seu cão poderá representar, do ponto de vista filosófico, a necessidade de romper com uma existência monótona, bem como percurso que cada um trilha na doença ou morte, que não deixa de ser solitário e introspectivo, por mais pessoas que estejam ao redor.
Poderá a reflexão que se efetua sobre a vida ser tão profunda que, aquilo que verdadeiramente importa ou faz sentido, possa originar comportamentos tão inusitados?
Já assistiram?
Qual a vossa opinião?


Título: The Professor (Original)
Ano produção: 2018
Dirigido por Wayne Roberts
Duração: 90 minutos
Classificação: Comédia, Drama
País de Origem: Estados Unidos da América
O Professor é um filme americano de comédia e drama escrito e dirigido por Wayne Roberts.
O filme é estrelado por Johnny Depp, Rosemarie DeWitt, Danny Huston, Zoey Deutch, Ron Livingston e Odessa Young. 
A sua estréia mundial ocorreu no Festival de Zurique a 5 de outubro de 2018.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

SAMITÉRIO DE ANIMAIS POR STEPHEN KING, BERTRAND EDITORA

A minha última leitura foi o livro escrito por Stephen King em 1983 e que  só agora foi traduzido para português por Rosa Amorim, editado em Abril de 2019 pela Bertrand Editora.
Decidi ler o livro antes de ver o filme mais recente da Paramount Pictures ou a versão mais antiga.
Fiquei mesmo com vontade de assistir ao filme e já espreitei o trailer que parece ter algumas pequenas adaptações em relação ao livro, mas parece estar recheado de suspense.
O livro encontra-se dividido em 3 partes: samitério de animais, o cemitério Micmac, Oz o glande e telível e epílogo
A primeira parte muito descontraída, a segunda parte já nos prende mais a atenção pelo suspense e as últimas 100 páginas devoram-se para perceber o desfecho da história.
O livro encontra-se escrito na 3ª pessoa, a voz do narrador que ao longo da história nos descreve os acontecimentos e os pensamentos dos personagens, bem como alguns insights do que sucederá com as personagens no futuro do curso da história.
Esta história centra-se num lugar,  digamos que uma outra espécie de personagem, que parece ganhar vontade e influência próprias atraindo e influenciando com grande magnetismo, sendo que o que parece que se ganha acaba por não ser mais que uma troca perigosa, com o seu preço.
Esse lugar, que pertencera aos índios Micmac, encontra-se nos limites dos terrenos florestais da casa para a qual se muda o médico Louis com cerca de 35 anos, a sua esposa Rachel e os seus dois filhos Ellie com 5 anos, Gage com meses e Church o gato de Ellie. O casal muda-se de Chicago para o Maine para um ambiente rural, pacato, rodeado de natureza, apesar de na frente da linda casa branca de Ludlow passar uma rodovia bastante movimentada, uma importante via de acesso da região.
Louis inicia funções como médico assistente numa Universidade. Rachel fica por casa gerindo a logística dos filhos. Os vizinhos da frente, Jud na casa dos 80 e a sua esposa Norma são simpáticos, sendo que Louis e Jud desenvolvem grande afinidade.
Percebemos que Louis cortou relações com os sogros que contrariaram o seu casamento e Rachel tem um forte trauma de infância com a sua irmã mais velha dois anos que não sobreviveu a uma meningite medular.
Jud coloca o casal a par de um cemitério de animais de estimação, o samitério de animais, que as crianças assim escreveram na placa, utilizado ao longo de décadas pelas crianças do lugar para sepultar os seus animais de estimação. Avisa que a continuidade dos terrenos florestais e pantanosos cruza-se com antigas possessões de terrenos índias, perigosos por poder ser fácil alguém perder-se e também associadas a antigas lendas índias, onde se situa um cemitério índio.
Percebemos que muitas pessoas do lugar Ludlow, encontram-se ligadas ao samitério de animais e terrenos contíguos.
Três circunstâncias acontecem, duas na família de Louis.
Serão fruto do acaso?
A primeira, com um estudante Pascow que morre atropelado nos braços no médico e que o avisa para não trasnpor o terreno do samitério de animais.
A segunda associada ao atropelamento do gato Church, sendo que Louis decide enterrá-lo no samitério de animais, embora Jud lhe mostre outro lugar, o antigo cemitério Micmac, que poucos conhecem o caminho.
Louis não tem coragem de contar à filha Ellie, só que Church regressa malcheiroso, com uns olhos estranhos e comportamento diferente. Church regressou à vida mas na verdade não era ele.
Uma fatalidade acontece com Gage também na estrada e Louis vê-se a braços com a tentação de procurar o impossível.
O que terá sucedido?
Louis terá sido sensato?
Ou o lugar e a casa terão manipulado a história?
Uma história de fantasia, onde vamos juntando as peças de um puzzle, com muito suspense e adrenalina à mistura.
Já leram o livro ou assistiram ao filme? 



ISBN: 9789722537728
Edição ou reimpressão: 04-2019
Editor: Bertrand Editora
Dimensões: 152 x 234 x 31 mm                                                   
Encadernação: Capa mole 
Páginas: 464T
Tipo de Produto: Livro                                                   
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Policial e Thriller

SINOPSE:
Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou o seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, descobre um cemitério de animais de estimação no bosque próximo da sua casa, ao qual se vê obrigado a recorrer depois de o seu gato ter sido morto por um camião num trágico acidente. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram os seus animais de estimação.
Para além dos pequenos túmulos, onde uma caligrafia infantil regista o primeiro contato com a morte, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai as pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas, capazes de tornar realidade o que sempre pareceu impossível.
A princípio, Louis diverte-se com as histórias fantasmagóricas de Crandall, o vizinho de 80 anos. No entanto, aos poucos, começa a perceber que o poder da sua ciência tem limites.


SOBRE O AUTOR:
Romancista norte-americano, Stephen King nasceu em 1947 em Portland, no Maine. Deu início aos seus estudos secundários na Lisbon Falls High School, onde começou a escrever contos, ao mesmo tempo que fazia parte de um grupo amador de rock. No ano de 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, o qual seria rejeitado. Entretanto, editava o jornal do liceu, The Drum, e escrevia para o jornal local, o Lisbon Weekly Enterprise. Publicou o seu primeiro conto, In a Half-World of Terror, num fanzine de terror.
Em 1970, licenciou-se pela Universidade do Maine e, de 1971 a 1974, Stephen King deu aulas numa escola secundária, até ter publicado o seu primeiro romance, Carrie (1974), a história de uma rapariga com poderes telecinéticos. Atirou as primeiras páginas do trabalho ao lixo, mas foram resgatadas pela esposa, que o encorajou a continuar. A obra não teve senão um sucesso modesto, mas, depois da sua adaptação ao cinema e com a publicação do romance A Hora do Vampiro (1976), Stephen King conseguiu afirmar-se como um importante escritor.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

BRYAN ADAMS SHINE A LIGHT

 
Shine a light, shine a light, shine a light
Shine a light, shine a light
Everywhere you go
Shine a light, shine a light, shine a light
Shine a light, shine a light
With everyone you know
Shine a light, yeah
Shine a light

People love and people cry
People live and people die
And I'll never meet another life like you

Every day and every night
Teaching you wrong from right
Now you get to shine a light don't you, don't you

Shine a light, shine a light, shine a light
Shine a light, shine a light
Everywhere you go
Shine a light, shine a light, shine a light
Shine a light, shine a light
Let everybody know
Shine a light, shine a light, shine a light
Shine a light, shine a light
Everywhere you go
Shine a light, shine a light, shine a light
Shine a light, shine a light
With everyone you know
Shine a light
Shine a Light
 
Hey
You were born in a small town

quinta-feira, 30 de maio de 2019

SOPHIA, POR ISABEL NERY, PELA ESFERA DOS LIVROS

A minha última leitura foi a biografia, a única que existe, apesar de não autorizada, de Sophia de Melo Breyner Andresen, escrita por Isabel Nery e editada em Maio de 2019 pela Esfera dos Livros, neste ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.
Do meu ponto de vista e salvo melhor opinião (uma vez que a nossa perceção se altera com o tempo e as experiências), considero um registo interessante ao descrever o contexto histórico no âmbito do qual Sophia viveu e que permitirá enquadrar grande parte da sua obra.
Por outro lado, ao conhecermos a árvore genealógica desde o seu bisavô Dinamarquês, que se estabeleceu no Porto, ficamos com uma visão muito mais completa das raízes de Sophia.
Esta biografia encontra-se estruturada ao longo de 25 capítulos, seguida de uma breve cronologia, notas, fontes e referências bibliográficas.
A leitura teria sido mais fluida se as notas estivessem integradas no rodapé da respetiva página, ao invés de se encontrarem no final do livro.
Os nomes dos capítulos vão-nos sugerindo a linha de abordagem da autora, que é também cronológica: lá onde tudo começou, o avô marinheiro e o urso, primeiro porto de abrigo, o avô aristocrata e as moléstias vergonhosas, o nascimento, a morte romântica e os Andresen, a Granja da casa branca e os primeiros poemas, Tareco e Xixá o início, contos de aquém e além sarampo, as mãos horrorosas dos fascistas, rumo ao sul a descoberta do Algarve, a paixão helénica, filha de um Deus poético, da Igreja se faz oposição, a marcha para a liberdade, quem é Francisco Sousa Tavares, o sequestro e as mais amplas comidas, um casamento no verão quente, por uma definição de cultura, o divórcio litigioso e o beijo da paz que faltou, o amigo Soares e a amada Grécia, aquele mundo dela, Sophia e o mito, o segundo enterrou ou a imortalidade.
Para além da ampla recolha bibliográfica a autora viajou pelos lugares que terão sido os mais emblemáticos para Sophia procurando uma aproximação à sua vivência poética, tendo também recolhido inúmeros testemunhos de alguns familiares da biografada, bem como amigos, personalidades que todos identificamos.
Com este livro ficamos com uma aproximação à singularidade da sua personalidade e percurso, permitindo uma melhor compreensão também da sua obra.
Uma biografia a reler pela riqueza e complexidade dos factos, sendo que falar de Sophia é indissociável em relação ao contexto histórico, económico, social e cultural que marcaram o século passado português
A autora conclui: "Sophia foi-é-isto: azul, poesia, promessa".
Deixo aqui uma entrevista da autora à TSF.




Data de Publicação maio 2019
Número de páginas 352
Tipo de Capa Capa Mole
Autor Isabel Nery
Editor A Esfera do Livros


SINOPSE:
Sophia é sinónimo de figura maior da literatura portuguesa, de poesia luminosa e despojada, de contos infantis que continuam a marcar gerações, mas também de poeta que pendurou palavras na ponta das espingardas para chamar «velho abutre» ao ditador; que usou de pontaria certeira enquanto deputada na Assembleia Constituinte, onde lembrou que só haveria liberdade se houvesse justiça e que um país mais justo passava por um Portugal mais culto; que teve a coragem de dizer adeus às armas quando constatou que, depois do 25 de Abril, a poesia esteve na rua, mas rapidamente voltou para dentro de casa. No ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, a jornalista Isabel Nery percorre lugares e pessoas que fizeram parte da história de Sophia de Mello Breyner Andresen. Porque não é possível escrever a sua biografia sem visitar o Porto, a Grécia, Lagos, a Travessa das Mónicas na Graça, ou mesmo a pequena ilha de Föhr, no mar do Norte, de onde Jan Andresen, bisavô da poeta, era originário. Ou entrevistar quem com ela privou, o que resultou na recolha de 60 testemunhos: do pescador José Muchacho que levava Sophia a visitar as grutas em Lagos, ao amigo Manuel Alegre, até ao ensaísta Eduardo Lourenço, passando por companheiros das letras e da política, família, tradutores e investigadores. Porque não é possível escrever a sua biografia sem ler os relatórios dos interrogatórios a que foi sujeita na sede da PIDE, sem compreender o contexto histórico em que viveu ou as suas relações familiares.
A biografia que faltava sobre a primeira portuguesa a receber o Prémio Camões. A única mulher escritora com honras de Panteão Nacional, a quem muitos gostavam de ter visto atribuído o Prémio Nobel.

SOBRE A AUTORA:
A curiosidade pelo outro levou-a a estudar na Alemanha ainda adolescente, e mais tarde em Espanha e nos EUA. A mesma curiosidade levou-a até ao jornalismo, amor à primeira vista, depois da licenciatura em Relações Internacionais e do mestrado em Comunicação. Isabel Nery é jornalista na revista VISÃO e coordena um núcleo de Jornalismo e Literatura no Clepul, centro de investigação da Faculdade de Letras. O seu livro de reportagem As Prisioneiras - Mães Atrás das Grades, foi adaptado para a curta-metragem Os Prisioneiros, e a reportagem Vida Interrompida percorreu o país em exposição itinerante (em co-autoria com Marcos Borga). O trabalho de Isabel Nery foi já distinguido com vários prémios, entre eles o Prémio Mulher Reportagem Maria Lamas, o Prémio Jornalismo pela Tolerância, o Prémio Paridade Mulheres e Homens na Comunicação Social, e o Prémio Jornalismo e Integração, da UNESCO. Enquanto investigadora, publicou ensaio e apresentou comunicações em várias instituições portuguesas e estrangeiras, nomeadamente nos EUA e Canadá. Foi uma das jornalistas selecionadas pela Fundação Luso-Americana (FLAD) para o curso de jornalismo no Committee of Concerned Journalists (CCJ), em Washington. Faz parte da direção do Sindicato dos Jornalistas desde Janeiro de 2015.

KELLY CLARSON, DANCING ON MY OWN


 
Somebody said you got a new friend
Does she love you better than I can?
There's a big black sky over my town
I know where you're at, I bet she's around
And yeah, I know it's stupid
But I just gotta see it for myself
I'm in the corner, watching you kiss her, oh oh oh
I'm right over here, why can't you see me, oh oh oh
And I'm giving it my all, but I'm not the guy you're taking home, ooh
I keep dancing on my own
I'm just wanna dance all night
And I'm all messed up, I'm so out of line, yeah
Stilettos and broken bottles
I'm spinning around in circles
And I'm in the corner, watching you kiss her, oh
I'm right over here, why can't you see me, oh
And I'm giving it my all, but I'm not the guy you're taking home, ooh
I keep dancing on my own
And oh no
So far away but still so near
The lights come up, the music dies
But you don't see me standing here
I just came to say goodbye
I'm in the corner, watching you kiss her, oh
And I'm giving it my all, but I'm not the guy you're taking home, ooh
I keep dancing on my own
And oh no
Sit down in the corner, watching you kiss her, oh no
And I'm right over here, why can't you see me, oh no
And I'm giving it my all, but I'm not the guy you're taking home, ooh
I keep dancing on my own
So far away, but still so near
The lights come up, the music dies
But you don't see me standing here
Compositores: Patrik Jens Berger / Robin Miriam Carlsson
Letras de Dancing On My Own © Universal Music Publishing Group