REBECCA, ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO LIVRO DE DAPHNE MAURIER - Dicas da Lu

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

REBECCA, ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO LIVRO DE DAPHNE MAURIER


Trata-se de uma história romântica gótica com uma pontada de terror, que já havia sido foi adaptada ao cinema em 1941 por Alfred Hitchcock.

Um casamento de uma dama de companhia, com ascensão social. 

Uma mansão à beira mar.

Uma ex-mulher, Rebecca, que faleceu em circunstâncias misteriosas e que parece ainda estar muito presente na memória de todos e até na própria mansão.

À medida que a história avança começamos a perceber os contornos psicológicos das personagens e em que circunstâncias Rebecca morre.

Não deixa de surpreender um pouco.

Mais um filme com uma fotografia e figurinos que por si só merecem a visualização do filme, do meu ponto de vista.

Não li o livro mas fiquei curiosa pois muitas vezes existem outros pormenores nos livros, sendo que muitas vezes os livros ultrapassam as adaptações cinematográficas.

Alguém já leu o livro?

O que preferiu, o livro ou o filme?

Rebecca é um thriller romântico britânico editado em 2020 e dirigido por Ben Wheatley a partir de um roteiro de Jane Goldman , Joe Shrapnel e Anna Waterhouse.

As filmagens começaram em 3 de junho de 2019. Cranborne Manor em Dorset  e Hartland Quay em Devon foram usados ​​para as filmagens em julho de 2019. 

No total, Rebecca foi filmada em seis diferentes mansões ou propriedades . 

Para além de Cranborne, Hatfield House serviu de cenário para os corredores internos, Mapperton para o jardim dos fundos de Manderley (que às vezes é aberto ao público ao contrário da mansão real), Loseley Park para os quartos principais e escadas das alas leste e oeste de Manderley , Petworth House para um corredor cheio de estátuas de mármore e pinturas e, por último, Osterley Park para a cozinha de Manderley. 

Sobre o livro editado em 1938 de Daphne Maurier:

'Escrito em 1938, Rebecca é uma obra de fôlego, diversas vezes adaptada ao cinema. 
Porém, só em 1941, numa versão de Alfred Hitchcock, o filme ganharia protagonismo, chegando mesmo a vencer dois Óscares estando nomeado para nove categorias. 
Rebecca é um clássico onde os sentimentos adquirem um lugar de destaque. 
Sentimentos no feminino, já que se trata da história de duas mulheres que se envolvem com o mesmo homem, apenas com uma particularidade: Rebecca está morta. E é o fantasma, embora nunca visível, do seu passado que assombra a nova mulher, agora casada com o nobre britânico e apaixonado de Rebecca. 
A intriga é assombrosa e ao mesmo tempo envolvente deixando sempre a sensação de que Rebecca é omnipresente. 
E é com esta imagem antiga que a nova mulher do viúvo Maxim de Winter terá de enfrentar todos os que amavam Rebecca e que a encaram como alguém que veio para lhe roubar o lugar. 
Rebecca é o romance que celebrizou Daphne du Maurier e que conheceu 28 reedições em quatro anos só na Grã-Bretanha.'
Fonte: Wook

Sem comentários:

Enviar um comentário