UMA AMERICANA EM PEQUIM, DE ANN MAH, DAS EDIÇÕES ASA - Dicas da Lu

segunda-feira, 15 de julho de 2019

UMA AMERICANA EM PEQUIM, DE ANN MAH, DAS EDIÇÕES ASA

A minha última leitura foi muito divertida e interessante: Uma Americana em Pequim, de Ann Mah, pelas Edições Asa, de Fevereiro de 2011.
O livro está dividido em três partes: O Norte, O Sul e o Ocidente, sendo que a cada capítulo temos uma breve introdução contextualiza e descreve a gastronomia típica das inúmeras regiões da China, o que por si só já é curioso e muito interessante.
A história é narrada na voz da personagem principal Isabelle Lee de ascendência Chinesa, já nascida na América, tendo a sua família materna, apesar de pertencer a uma classe privilegiada, se exilado de Xangai nos anos 60, por motivos políticos.
Uma das lutas interiores de Isabelle é precisamente sentir-se Americana, apesar da sua aparência condicionar de algum modo as suas relações sociais na América. Na China, apesar de pela aparência parecer naturalizada, comporta-se e pensa de forma ocidental. Vive a sensação de se sentir sempre como uma estranha onde quer que se encontre e um pouco condicionada por essa realidade.
Trabalhando no mundo editorial em Nova Iorque com algum sucesso, vê-se inesperadamente despedida e toma a decisão de ir ao encontro da sua irmã Claire Lee, muito independente e que trabalha como advogada.
Vamos percebendo ao longo da história as motivações de Isabelle e de Claire, a forma como gerem as relações familiares com os pais ao nível das expetativas destes a nível profissional e de casamento.
Vamos também percebendo a forma como gerem também o relacionamento enquanto irmãs.
O dia a dia de Isabelle vai sendo descrito de forma muito fluida e divertida com uma pontada de humor face às circunstâncias com que se depara no dia a dia.
Em Pequim arranja emprego num jornal para expatriados Americanos a residir na China, onde inesperadamente se vê a braços com a rúbrica de crítica gastronómica das iguarias chinesas.
O chefe de Isabelle, Ed dotado de uma personalidade vibrante, torna a história também muito divertida.
Por isso o livro, a par da aventura do dia a dia de Isabelle e da forma como esta se integra socialmente, vai-nos descrevendo também muitos pratos chineses.
A forma como Isabelle gere as suas atrações é muito curiosa e reflete a diferença cultural entre ocidentais e orientais, dando-nos a conhecer comportamentos diferentes.
Isabelle sente-se atraída por Charlie que reside no mesmo prédio, até que descobre que este é o embaixador da América na China. Encontros, desencontros vão pontuando a sua história.
Por outro lado, Jeff um cantor com alguma visibilidade aproxima-se de Isabelle, sendo a sua história pontuada de cenas muito curiosas e divertidas.
Uma história muito interessante, sobre o autoconhecimento, encontros, desencontros, sonhos, oportunidades, com algum romance à mistura, pontuada com bom humor e gastronomia oriental.
A descrição dos lugares está muito bem feita, transportando-nos literalmente para os espaços.
Gostei muito deste livro, foi sem dúvida uma agradável surpresa.
Já leram?
O que acharam?
Um dos livros que fica para a lista das 'releituras'.


ISBN: 9789892312828
Edição ou reimpressão: 02-2011
Editor: Edições Asa
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

SINOPSE:
Todas as pessoas se alimentam de vivências e lugares inesperados…
Um romance sobre comida, amor e autodescoberta. Depois de ver a sua carreira ruir e o namorado pedir "um tempo", Isabelle Lee toma a primeira decisão drástica da sua vida e troca o mundo das revistas de moda de Manhattan pelo mundo das revistas generalistas de Pequim. Um mundo consideravelmente mais limitado dado que o seu conhecimento de mandarim é quase nulo. É que, apesar de ter ascendência chinesa, ela só conhece a linguagem falada na cozinha, pela mãe…
Felizmente, a linguagem da comida é suficiente para a iniciar na crítica gastronómica. Por entre o pato à Pequim ou o huoguo mongol, alguns choques culturais e outras tantas peripécias amorosas, Liz enfrenta os desafios de começar de novo do outro lado do mundo. Anos antes, também a sua irmã, Claire, trocou Manhattan por Pequim. É agora uma advogada de sucesso com um ritmo de vida tão alucinante quanto o da própria cidade. As irmãs nunca tiveram uma relação de cumplicidade. Na verdade, mal se conhecem. A milhares de quilómetros de casa e mais solitária do que nunca, Isabelle começa a interrogar-se se a frenética e vibrante cidade do futuro não será um lugar demasiado estranho para si…

SOBRE A AUTORA:
Ann Mah trabalhou no mundo editorial antes de se mudar para Pequim durante quatro anos, onde foi editora de restaurantes para a That’s Beijung, uma revista mensal de língua inglesa. Escreve regularmente para o South China Morning Post, a Condé Nast Traveller e o International Herald Tribune. Em 2005, foi-lhe atribuída uma bolsa de estudo em Cozinha Italiana em Bolonha. Nascida no Orange County, reside actualmente em Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário