FILME DA SEMANA: GREEN BOOK - Dicas da Lu

domingo, 17 de fevereiro de 2019

FILME DA SEMANA: GREEN BOOK

O último filme que assisti foi 'Green Book' , sendo do meu ponto de vista um dos melhores que visualizei nos últimos tempos, pela história leve a ao mesmo tempo com um profundo significado, pelos figurinos, fotografia, reconstituição histórica, bem como pelo desempenho dos atores.
A história foi baseada em factos e personagens reais: passa-se nos anos 60 e baseia-se numa tournée que o pianista clássico Don Shirley  efetuou pelos estados do sul da América (Carolina do Sul, Mississippi, Flórida, Alabama, Geórgia, Louisiana e Texas) conjuntamente com o seu motorista e segurança Tony Vallelonga com origens italianas.
O argumento terá sido escrito conjuntamente com Nick Vallelonga, filho de Tony Vallelonga, baseado nas entrevistas de Don e Tony, bem como nas cartas que Tony enviou à esposa durante a tournée.
Outro facto histórico relevante é o Green Book, o livro que Tony vai folheando ao longo da viagem e que constituía um guia para os viajante afro-americanos pernoitarem e frequentarem sítios seguros no Sul da América, então muito segregacionista.
As diferenças culturais e educacionais são grandes entre Don e Tony, a par dos episódios segregacionistas com que ambos se deparam tornam a história com uma pontada de boa disposição pela forma como tudo é ultrapassado.
Tony, com uma personalidade assertiva, simples, sem estudos, procura a cada dia o sustento para a família e manifesta também ele, de forma subtil, comportamentos discriminatórios em relação aos afro-americanos.
Vendo-se na circunstância de trabalhar como motorista e segurança para para Don, afro-americano,  depara-se com um verdadeiro desafio.
Don, afro-americano, estudou música clássica no Leste Europeu, tem uma educação refinada, deparando-se ao longo da viagem com as maneiras mais rudes de Tony, liando de uma forma inteligente com a discriminação, apesar de Tony o livrar de situações complicadas.
Ao longo da história, os personagens, apesar das suas diferenças, vão-se aproximando numa entreajuda que é mútua mesmo nas situações mais delicadas.
Don a determinada altura chega a ajudar Tony a escrever as cartas para a sua esposa tornando-as mais românticas e emotivas.
Até Tony por ser italo-americano chega a ser confrontado por discriminação.
Don prossegue um sonho: fazer o que ama e tocar música clássica, embora se tenha que adaptar de algum modo aos gostos populares.
No final todos ganham devido a esta aventura: o carácter de Tony ganha respeito pela comunidade afro-americana e Don começa a integrar-se melhor a nível social.
Um filme que efetua uma interessante reconstituição histórica da época, sobre amizade, respeito, entreajuda e solidariedade.
Don e Tony terão mantido a amizade até o final das suas vidas.


Título original:Green Book
De:Peter Farrelly
Com:Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini
Género:Comédia Dramática
Classificação:M/12
Outros dados:EUA, 2018, Cores, 130 min.

EUA, 1962. Desempregado desde o encerramento da discoteca onde trabalhava como segurança, Tony Lip (Viggo Mortensen) está disposto a aceitar qualquer trabalho. Um dia, conhece Don Shirley (Mahershala Ali), um famoso pianista negro que procura alguém que, durante a digressão de oito semanas que está prestes a fazer pelo Sul do país, ocupe simultaneamente os cargos de motorista e de segurança. Mas o temperamento de cada um, diametralmente oposto, vai transformar aquela viagem num verdadeiro desafio.
Com assinatura de Peter Farrelly ("Doidos por Mary"), uma comédia dramática estreada internacionalmente no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), onde recebeu o People's Choice Award. Escolhido pelo National Board of Review como Melhor Filme, foi também nomeado para cinco Globos de Ouro, arrecadando três: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Actor Secundário (Ali) e Melhor Argumento Original.

Sem comentários:

Enviar um comentário