FILME DA SEMANA: WOMAN WALKS AHEAD - Dicas da Lu

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

FILME DA SEMANA: WOMAN WALKS AHEAD


De volta a este cantinho para deixar a sugestão de um filme.
Trata-se de uma história inspirada em duas personalidades verídicas: o chefe Touro Sentado, o último chefe dos Sioux e uma pintora novaiorquina, Catherine Weldon, irreverente, que se propõe com toda a determinação pintar o Chefe Índio, pelo ideal de liberdade que o mesmo representa embora desafiando as convenções sociais da época.
A pintura está hoje no acervo do Museu de História Americano.
Mas a realidade é bem dura: os Sioux vivem já num contexto de Reserva, estando eminente a assinatura de um Tratado de loteamento do último bastião do seu território. E a pintora depara-se com a xenofobia que levam ao roubo, agressão e desencorajamento.
Considerei este um excelente filme pela reconstituição histórica, figurinos, fotografia, música e desempenho dos atores.
Este filme retrata um episódio do genocídio dos índios norte-americanos.
Deixa-nos uma imagem da mística e realidade da vida dos índios nas reservas norte-americanas no final do século XIX, bem como a visão política dos brancos na época.
Marco determinante na formação da América como a conhecemos hoje.
Guerra pela terra que culminou com a expropriação dos nativos.
Fiquei muito curiosa para assistir a outras produções desta realizadora. 



Título original:
Woman Walks Ahead
De:
Susanna White
Com:
Jessica ChastainMichael GreyeyesSam RockwellCiarán Hinds
Classificação:
M/12
Outros dados:
2017, Cores, 101 min.


Em 1890, Caroline Weldon vai de Nova Iorque até Dakota, que tinha acabado de ser dividido em dois estados, para pintar um retrato de Touro Sentado, o famoso líder da tribo sioux hunkpapa. Acaba por se tornar secretária e confidente do retratado e envolver-se intensamente na luta pelos direitos dos nativos americanos.
Depois de "Nanny McPhee e o Toque de Magia", de 2010, esta história real é o segundo filme da britânica Susanna White, que também tem feito carreira na televisão, tendo estado atrás das câmaras em séries norte-americanas como "Generation Kill", "Boardwalk Empire" ou "Billions" e em produções inglesas como "Parade's End". O guião é de Steven Knight, criador de séries como "Taboo" ou "Peaky Blinders" e realizador de "Locke". Jessica Chastain interpreta a pintora, enquanto Michael Greyeyes é Touro Sentado. Actores como Sam Rockwell ou Ciarán Hinds compõem o resto do elenco.



Sem comentários:

Enviar um comentário