EXERCÍCIOS DIÁRIOS PARA O CÉREBRO, DE FÁTIMA FARIAS, PELA CHIADO EDITORA - Dicas da Lu

domingo, 10 de junho de 2018

EXERCÍCIOS DIÁRIOS PARA O CÉREBRO, DE FÁTIMA FARIAS, PELA CHIADO EDITORA

Hoje passei por este meu cantinho para deixar o registo de mais uma leitura, proporcionada pela parceria com a Chiado Editora.

Neste caso, mais do que uma simples leitura, os Exercícios Diários para o Cérebro constituem uma verdadeira ferramenta de trabalho.

Pode ser utilizada por todos os que, em qualquer idade, sentem necessidade de recorrer a exercícios práticos para o estímulo do cérebro.

Fruto de inúmeras circunstâncias, podemos a determinada altura da vida sentir aquele cansaço mental, alguma inércia ou dificuldade de concentração e raciocínio.

No meu caso pessoal considero este livro muito útil, sobretudo porque está estruturado de modo a abarcar também a terceira idade.

Por esse motivo, poder-se-á considerar uma excelente sugestão para oferecermos aos nossos familiares mais idosos.


O objetivo deste livro, cuja autora é Terapeuta Ocupacional, é contribuir com exercícios práticos que visam estimular o cérebro.

De facto, quanto mais se estimula e exercita a mente, mais serão reforçadas as redes neuronais responsáveis pelos estímulos do mundo exterior, pelo reconhecimento das pessoas e pela localização espacial e temporal.

Os exercícios propostos por este livro contribuirão ainda para tirar o cérebro e as suas conexões nervosas, da inércia e do funcionamento automático, nas tarefas do dia a dia.

Os exercícios podem ser aplicados ou monitorizados, no caso de pessoas muito idosas, pelo cuidador ou familares.

As atividades propostas são muito simples, mas divertidas, envolvendo as artes e a interpretação de textos, o raciocínio lógico, quebra-cabeças e também jogos numéricos e cognitivos.

A proposta visa estimular o leitor a compreender o que acontece ao seu redor, reduzindo o alheamento e isolamento, melhorando a sua orientação espacial e temporal e sugerir fatores que possam contribuir para a felicidade.

No limite, poderão ser estimuladas as conexões cerebrais.

Abrange as seguintes vertentes: avaliação dos conhecimentos e memória do paciente; dados da identidade, árvore genealógica; aniversário; alimentação saudável; cuidados com o corpo; atenção e concentração; raciocínio lógico e matemático; desenvolvimento do pensamento dedutivo; dicas para evitar o isolamento e depressão; palavras cruzadas; memória associativa; orientação temporal e espacial; atividades antisstress; encontre as diferenças; sudoku.

Considero, do meu ponto de vista, uma excelente sugestão!

Autor: Fátima Farias
Data de publicação: Abril de 2018
Número de páginas: 214
ISBN: 978-989-52-1817-2
Colecção: Compendium
Idioma: Português/BR


SOBRE A AUTORA
Pedagoga, Terapeuta Ocupacional, pós graduada em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA.

Autora do Livro Datas Comemorativas – Brincando e Aprendendo e de dezenas de artigos didáticos e científicos virados para a melhoria da psicomotricidade de crianças e de pessoas da terceira idade. É co-autora da “Agenda do Cuidador”.

Fátima Farias é fundadora e administradora da empresa TOM – Terapia Ocupacional Multidisciplinar Ltda. – CASA TOM, com relevantes serviços prestados nessa área especializada da saúde.

SINOPSE
Os exercícios propostos neste Livro contribuem para tirar o cérebro da inércia, estimulam a criatividade e fortalecem os neurônios de forma a manter o raciocínio lógico sempre pronto e afiado. 


Os exercícios foram selecionados de entre os de maior sucesso aplicados pela autora em dezenas de pacientes ao longo dos últimos 20 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário