NIACINAMIDA: PARA QUE SERVE E COMO USAR - Dicas da Lu

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

NIACINAMIDA: PARA QUE SERVE E COMO USAR

Hoje passei por aqui para deixar a síntese da pesquisa que efetuei sobre a niacinamida, ingrediente cosmético, sendo que convém sempre consultarmos a nossa dermatologista antes de introduzirmos um novo tratamento.

Comecei a usar sempre que noto algum acne e os resultados têm sido muito bons.

Pena que não descobri este ingrediente há uns 20 anos atrás!

 
O QUE É A NIACINAMIDA:

A Niacinamida é uma forma da vitamina B3, hidrossolúvel, muito estável, sob a forma de uma pequena molécula, que, por esse motivo penetra muito bem nas camadas mais profundas da pele.

PARA QUE SERVE:

Ao estimular a produção do colágeno e da elastina, contribui para prevenir o envelhecimento cutâneo da pele, ao mesmo tempo que melhora a textura da pele.

Estimula a biossíntese das ceramidas, aumentando a quantidade de ácidos graxos no estrato córneo, reduzindo assim a perda de água pela epiderme, auxiliando na hidratação e na proteção da barreira cutânea da pele.

Inibe a transferência de melanina para as camadas mais superficiais da pele contribuindo para prevenir as manchas, tendo uma função clareadora e iluminadora. Uniformiza assim o tom da pele atuando como despigmentante.

Diminui a segregação de sebo, o que a par das suas propriedades anti-inflamatórias, contribui para reduzir a pigmentação e a aparência do acne.

COMO NÃO USAR:

Não deve ser utilizada por quem apresenta pele sensível ou reativa.

Não deve ser aplicada em simultâneo com vitamina c, uma vez que a niacinamida altera a fórmula da vitamina c. Devem por esse motivo ser utilizadas em momentos diferentes do dia.

QUEM DEVE USAR:

A niacinamida deve ser utilizada por todos os tipos de pele, em especial quem apresenta pele oleosa, acneica ou dermatite seborreica.

Segundo os especialistas, a partir de uma concentração de 5% é eficaz.
A niacinamida é segura, de acordo com os dermatologistas, na gravidez e na amamentação.

COMO USAR:

Aplicar após a pele bem limpa, de manhã ou à noite (pois não é fotossensível).

Tenho utilizado à noite, topicamente quando aparece algum acne e tem resultado, ajuda a secar o acne e minimiza as manchas escuras de cicatrização!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário