FIZ O TESTE DA POROSIDADE CAPILAR: BAIXA...O QUE FAZER? - Dicas da Lu

sábado, 24 de junho de 2017

FIZ O TESTE DA POROSIDADE CAPILAR: BAIXA...O QUE FAZER?

Há já muito tempo, por ter começado a pintar o cabelo, que andava a querer perceber o nível de porosidade capilar do meu cabelo para tentar ajustar melhor os produtos a utilizar.
Por outro lado, ultimamente, tenho também tentado utilizar produtos com menos sulfatos e petrolatos e estava curiosa para perceber o efeito no meu cabelo.
Investiguei imenso sobre o assunto e finalmente decidi-me a fazer o teste.
Para o efeito utilizei fios de cabelo que se soltaram hoje quando escovei o cabelo.
Basta encher um copo de água e mergulhar no copo de água os fios de cabelo recolhidos.
Esperar cerca de 10 minutos.
Quando os fios de cabelo ficam a boiar e não afundam, significa que o cabelo esta com pouca porosidade, o que foi o meu caso.


O cabelo pouco poroso significa que tem as cutículas muito fechadas, o que dificulta a entrada de nutrientes. O aspeto positivo é que também retém a hidratação natural do cabelo não a deixando escapar.
Nestes casos em que temos o cabelo com pouca porosidade, os especialistas aconselham a incrementar a hidratação do cabelo para evitar o seu ressecamento.
No meu caso particular, a pouca porosidade pode dever-se ao facto de pintar o cabelo e utilizar ultimamente muitos produtos de nutrição com óleos, que potenciam o fechamento das cutículas, selando-as.
Não estou muito preocupada pois o cabelo não está demasiado seco nem apresenta quaisquer sinais de pontas espigadas ou duplas.
Mas como estamos no verão, convém reforçar a hidratação.
Como hidratar então um cabelo com pouca porosidade?
Há que abrir um pouco as cutículas para permitir a entrada da hidratação e na finalização, procurar selar as cutículas para que a hidratação conseguida não se perca e o cabelo não fique demasiado poroso e com frizz.
A primeira coisa a fazer para levantar um pouco as cutículas é aquando da lavagem, utilizar água morna ao invés de água fria.  Não convém utilizar água muito quente pois danifica o cabelo ao abrir as cutículas em excesso.
De seguida, basta utilizar um bom shampô (tenho utilizado ultimamente shampoos com poucos sulfatos) para remover todos os resíduos do cabelo e hidratar.
Não convém utilizar neste caso particular shampoos e máscaras com óleos pois estes acumulam muito no cabelo selando as cutículas e não é isso que se pretende nesta fase.
De seguida, devemos utilizar uma boa máscara hidratante com ingredientes como a  glicerina aloé vera, extratos botânicos ou bephantol, componentes que ajudam a reter a água e a hidratação nos fios do cabelo.
Há muitas máscaras de hidratação no mercado, mas convém salvaguardar aquelas ricas em hidratação e sem petrolatos (óleos minerais e parafina).
Segundo os especialistas, os petrolatos dão-nos uma sensação de hidratação, mas na verdade acumulam no cabelo.
Por isso na hora de escolher uma boa máscara hidratante há que evitar as que contêm petrolatos.
Os especialistas também alertam para outros aspetos a termos em atenção na hora de escolhermos os produtos capilares.
Se usarmos shampôs sem sulfatos nunca deveremos usar máscaras ou finalizadores com petrolatos uma vez que só os sulfatos efetuam uma correta eliminação dos mesmos.
Este detalhe é crucial para quem está procurando evitar o ressecamento dos fios evitando os sulfatos e usando produtos lowpoo.
Mas voltando à hidratação, os especialistas alertam também para se evitar a utilização de produtos com proteína hidrolisada que promove também a selagem dos fios, neste caso em que queremos uma penetração da hidratação eficaz.
Quando aplicarmos a máscara de hidratação poderemos usar uma touca térmica daquelas de alumínio que ajudam a aquecer um pouco e auxiliam na penetração dos ingredientes.
Isto sempre depois de abrirmos as cutículas com água morna.
Para finalizarmos, deveremos fechar as cutículas do cabelo para que a hidratação não se escape.
Para o efeito, basta enxaguar o cabelo com água fria.
A este respeito, os especialistas referem que todos os produtos finalizantes que possuem ph baixo ajudam a selar as cutículas.
Decorrido este processo e após hidratação poderemos finalizar com um óleo que também irá garantir a selagem das cutículas garantindo igualmente a selagem da hidratação.
Depois de tanto investigar vou proceder desta forma.
Já efetuaram o vosso teste de porosidade capilar?
Qual o resultado?
Como tratam o vosso cabelo pouco poroso?
Bjs e bom fim de semana!



Sem comentários:

Enviar um comentário