Neste mês as favas já estão boas para consumir e estas vieram diretamente da horta!
Uma maravilha, a parte chata é ter que as descascar!
Confesso que não sou muito adepta mas todos os anos gosto de comer de vez em quando guisadas.
É uma leguminosa!
Do tipo solúvel, as fibras contidas na fava melhoram a digestão, pois aumentam o bolo fecal, controlam o colesterol e os triglicéridos, melhoram a frequência cardíaca e ainda controlam o nível de açúcar no sangue.
Já a levodopa, aminoácido presente em grande quantidade no ingrediente é responsável por estimular a produção de dopamina, que melhora o funcionamento da glândula pituitária, parte do organismo responsável por produzir o hormônio do crescimento.
Este alimento é bastante rico em fibras, permitindo um melhor funcionamento do tubo digestivo, fluidificando a bílis, modelando a absorção dos nutrientes a nível do intestino delgado, estimulando o desenvolvimento da flora intestinal favorável e regularizando o transito intestinal.
O ácido fólico, fundamental para as grávidas e para o desenvolvimento do bebé, e a luteína, um antioxidante que reduz o risco da degeneração macular relacionada à idade, são outros dois nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
A estes juntam-se ainda o zinco, o potássio, o magnésio, manganês, fósforo e tiamina (vitamina B1), indispensável para o bom funcionamento do sistema nervoso e do coração, ao mesmo tempo que auxilia as células na produção de energia.
As leguminosas sendo fundamentais para uma boa alimentação e um elo essencial no processo digestivo, previnem doenças como a obstipação e o cancro do intestino. Contribuem também para a redução do colesterol no sangue, para o controlo da diabetes e da obesidade.
Por outro lado o seu baixo índice glicémico potencia uma entrada mais lenta da glicose para o sangue, que ajuda a prolongar a sensação de saciedade e retarda o aparecimento da fome e falta de energia.
Podem ser adquiridas frescas (sazonal), congeladas ou secas.
A fava pode ser consumida em sopas, saladas ou guizadas..
Estas vou cozê-las na panela de pressão!
Como cozinham as favas? Deixem as vossas sugestões!
Sem comentários:
Enviar um comentário