UM ESTRANHO NA CIDADE, DE KRISTIN HANNAH, PELA BERTRAND EDITORA - Dicas da Lu

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

UM ESTRANHO NA CIDADE, DE KRISTIN HANNAH, PELA BERTRAND EDITORA

De regresso ao mundo dos livros para deixar mais o registo de uma leitura de Julho, um livro de 2009 editado em Maio de 2017 pela Bertrand Editora, Um Estranho na Cidade, de Kristin Hannah.
Este foi o primeiro livro que li desta autora.
O livro tem 414 páginas, encontra-se dividido em 2 partes: a 1ª parte (antes) e a 2ª parte (depois).
A história encontra-se narrada na 3ª pessoa, repleta de diálogos. Já na 2ª parte, o personagem Noah pontua a história com entradas de um seu caderno, refletindo a sua intimidade e o seu ponto de vista dos acontecimentos.
Trata-se de uma história muito emocional e complexa sobre as relações familiares, proximidades e desavenças, adversidades, a prossecução individual de um propósito, o sentido da vida, perseverança, apoio incondicional, recomeços, desenvolvimento pessoal, auto-conhecimento, identidade e redenção.
Esta história entusiasmou-me pois li o livro em muito pouco tempo.
Um aspeto que importa realçar é o facto de vislumbrarmos o crescimento pessoal de cada personagem ao longo da história em função dos acontecimentos. 
A narrativa inicia-se em 1979, salta para o início dos anos 90 e termina passados cerca de 15 anos. Passa-se em Water's Edge, uma quinta onde há mais de 100 anos o patriarca da família se fixou, tendo fundado a cidade de Oyster Shores.
Conhecemos as 3 personagens centrais que são femininas, 3 irmãs e o seu pai já viúvo. A mãe faleceu tinha a mais nova das 3 irmãs 12 anos em 1979.
Winona é a mais velha com menos sensibilidade para os cavalos, formou-se em direito e refugia-se na comida para gerir as suas emoções. Sente pouco apoio do pai e pelo facto de ter peso a mais julga que ninguém se interessa por ela.
Aurora, a irmã do meio, constituiu família cedo, casou com um médico Richard e tem um casal de meninos. Adopta uma postura pacificadora da família.
Vivi Ann a irmã mais nova, é a protagonista da história, muito atraente, não consegue prosseguir os estudos e volta para a quinta do pai onde parece um pouco perdida relativamente ao futuro.
Quando Luke, formado em medicina veterinária, um antigo amigo de infância de Winona, regressa à cidade, acaba por se envolver com Vivi Ann e chega a pedi-la em casamento. Mas Vivi Ann não se sente tranquila para tomar essa decisão.
Winona sente uma atração por Luke mas reprime-se em respeito pela irmã e sofre por isso.
Nessa altura Dallas, um nativo norte-americano chega à cidade e começa a trabalhar na quinta.
Vivi Ann e Dallas sentem uma grande atração e casam em segredo, iniciando uma relação contra o falatório na cidade e a opinião do pai de Vivi Ann.
Só que Dallas com uma personalidade irreverente, parece esconder um passado misterioso.
Um crime acontece na cidade e Dallas acaba por ser incriminado em parte por ter ligações à vítima e talvez também por chenofobia.
Percebemos que Dallas decide afastar-se de Vivi Ann.
Vivi Ann, já grávida de Noah, vive momentos terríveis e assiste à prisão de Dallas e ao desmoronar dos seus sonhos.
Acaba por ter que refazer a sua vida e recuperar a força anímica.
Os anos passam e Noah já adolescente procura a sua identidade, questionando-se sobre o pai e procurando uma reaproximação.
Noah apresenta-se na 2º parte como o protagonista da história.
Conseguirão as desavenças familiares ser ultrapassadas?
Noah encontrará o seu pai e conseguirá que este seja ilibado das acusações?
Os cavalos Clementine e Renegade também ocupam um lugar relevante na história pois representam pontos de contacto e refúgio com a essência de Vivi Ann e Dallas.
Apreciei muito esta história.
Já leram?
Qual a vossa opinião?


ISBN: 9789722534109
Edição ou reimpressão: 05-2017
Editor: Bertrand Editora
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 233 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 416
Tipo de Produto: LivroClassificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

SINOPSE:
As irmãs Grey foram sempre chegadas. Na sequência da morte da mãe, as raparigas unem-se ainda mais, tornando-se grandes amigas. O pai, um homem austero, preocupa-se mais com a sua reputação do que com elas. Para Henry Grey, o que conta são as aparências e, anos mais tarde, continua a exigir das filhas que sejam reflexo que ele defende na comunidade. Winona, a mais velha, é a que mais precisa da aprovação do pai. Apaixonada por livros e com uma figura demasiado pesada, nunca se sentiu em casa no rancho que pertence à família há três gerações e sabe que não tem as qualidades valorizadas pelo pai. Mas é a melhor advogada da região e está determinada a arranjar um dia maneira de lhe mostrar o seu valor.
Aurora, a irmã do meio, está sempre a tentar manter a paz na família. É a mediadora de todas as disputas e quer manter toda a gente contente, embora esconda o seu sofrimento secreto. Vivi Ann é a estrela da família. Uma sonhadora de impressionante beleza, com um grande coração, é adorada por todos. Tudo lhe é fácil, até à chegada de um desconhecido à cidade… Numa questão de dias, tudo muda. As irmãs Grey irão virar-se umas contra as outras de um modo anteriormente inimaginável.
As lealdades serão postas à prova, os segredos revelados e um crime terrível e chocante irá abalar a família e toda a cidade. Com um ritmo perfeito e profunda emoção, Um Estranho na Cidade é um romance inesquecível sobre irmãs, rivalidades e perdão.



SOBRE A AUTORA:
Kristin Hannah nasceu em 1960 no sul da Califórnia. Aos 8 anos a família mudou-se para Western Washington. Trabalhou em publicidade, licenciou-se em Direito e trabalhou alguns anos em advocacia, em Seattle. Quando a gravidez a obrigou a ficar de cama durante vários meses, Kristin retomou uns textos antigos que tinha escrita em parceria com a falecida mãe, que sempre dissera que ela seria escritora. O marido encorajou-a e assim que o filho nasceu, Kristin abandonou a anterior atividade profissional e dedicou-se à escrita a tempo inteiro. O primeiro êxito surgiu em 1990 e desde então que a sua profissão é escrever. A autora já publicou 19 romances. Ganhou prestigiados prémios como um "Rita Award" (Romance Writers of América) em 2004 com Between Sisters, e o National Reader's Choice. A sua obra está traduzida em várias línguas. Vive com o marido e filho na costa noroeste dos Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário