FILME DA SEMANA: VICE - Dicas da Lu

sábado, 2 de março de 2019

FILME DA SEMANA: VICE

Assisti a este filme há uma semana e só agora pude passar por aqui para deixar o registo.
Ganhou o óscar para a melhor caracterização, que considero merecido, pois o ator Cristian Bale está irreconhecível no papel em que retratou o político Dick Cheney ao longo dos factos determinantes da sua vida que se encontra conectada inevitavelmente ao contexto geopolítico mundial das últimas décadas.
Este filme autobiográfico traduz-se num drama real sobre os bastidores da política norte-americana, desde o início da carreira de Cheney como estagiário, chefe de gabinete, secretário da defesa até o seu papel crucial durante a Presidência George W. Bush e a forma como 'na sombra' da Vice-Presidência influenciou o destino de milhões de pessoas na América e em todo o mundo.
Sobre o poder e como o mesmo pode ser exercido de uma forma muito mais determinante por alguém que se encontra em segundo plano.
Sobre como o sentido de oportunidade aliado à inteligência e a um profundo conhecimento burocrático influenciaram a geopolítica da época, com consequências determinantes no curso da história.
Pontuado por pequenos apontamentos de humor que do meu ponto de vista e dada a seriedade dos factos, não é totalmente conseguido (a não ser a alusão à pesca ou a um hipotético final), este filme mostra as escolhas deste homem, o papel determinante da ambição da sua esposa nas suas motivações, bem como a forma como eventualmente terão sido geridos os conflitos familiares, designadamente a homossexualidade de uma das suas filhas.
Interessante, do ponto de vista da representação e da caracterização, quanto aos factos do endurecimento da política externa Norte-Americana no pós 11-09-2001, estes falam por si.

"Cheney foi Chefe de Gabinete da Casa Branca na década de 1970, membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pelo Wyoming entre 1979 e 1989 e Secretário da Defesa dos Estados Unidos entre 1989 e 1993. Neste último cargo é de salientar o papel que desempenhou entre 1990 e 1991 no conflito bélico desencadeado pelo Iraque devido à invasão do Kuwait. Dirigiu todos os acordos e alianças prévias à Guerra do Golfo, conseguindo que o rei Fahd da Arábia Saudita permitisse a instalação de bases militares em Daharan, e em 1992 assinou um acordo de segurança entre os Estados Unidos e o emirado do Qatar, onde instalou o comando central das tropas dos Estados Unidos estacionadas na região do Golfo Pérsico.
Cheney terá sido figura-chave na elaboração dos argumentos sobre uma conexão entre o regime de
Saddam Hussein e a Al-Qaeda, assim como a existência de armas de destruição em massa no Iraque. Desde 11 de setembro de 2001, tal ideia dominou as relações dos EUA com o resto do mundo e levou às invasões do Afeganistão e do Iraque - bem como à tortura
, que Cheney aprovou e defendeu".


Título original:Vice
De:Adam McKay
Com:Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell, LisaGay Hamilton, Tyler Perry
Género:Comédia Dramática, Biografia
Classificação:M/14
Outros dados:EUA, 2019, Cores, 132 min.

Nascido em Lincoln (Nebraska, EUA), a 30 de Janeiro de 1941, Dick Cheney inicia-se na política na década de 1960. Começando como estagiário do congressista William A. Steiger, durante a administração de Richard Nixon, junta-se, pouco tempo depois, à equipa de Donald Rumsfeld, de quem se tornará muito próximo nas décadas seguintes. Entre os anos 1975 e 1977 serve como chefe de gabinete de Gerald Ford. Em 1989, é nomeado secretário da Defesa pelo então Presidente George H.W. Bush, cargo que vem ocupar até 1993. Em 2001, vai trabalhar para a outra administração Bush, desta vez assumindo o cargo de vice-presidente durante os anos de governação de George W. Bush. Nesta função, fica conhecido pelo seu papel determinante em importantes decisões relacionadas quer com a política interna, quer externa.
Um filme biográfico, escrito e realizado por Adam McKay ("O Repórter: A Lenda de Ron Burgundy", "Filhos e Enteados", "A Queda de Wall Street"), que se debruça sobre aquele que é ainda hoje considerado o mais poderoso vice-presidente da história dos EUA. Com Christian Bale no principal papel, "Vice" conta com Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell, Tyler Perry, Alison Pill, Lily Rabe, Jesse Plemons e Justin Kirk a interpretar as personagens secundárias. Foi nomeado para oito Óscares, entre os quais Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Actor Principal (Bale, que conquistou o Globo de Ouro na mesma categoria) e Melhor Actor Secundário (Rockwell).

Sem comentários:

Enviar um comentário