OUTLANDER, UM SOPRO DE NEVE E CINZA, VOLII, DE DIANA GABALDON, CASA DAS LETRAS - Dicas da Lu

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

OUTLANDER, UM SOPRO DE NEVE E CINZA, VOLII, DE DIANA GABALDON, CASA DAS LETRAS

De regresso a este espaço para deixar o registo da minha última leitura que iniciei no final do ano passado.
Sou fã dos livros e da série de ficção científica que mistura viagens no tempo com romance histórico.
Este é o sexto livro da autora de 2005 que só foi traduzido e editado em Portugal em Julho de 2018.
O livro é enorme, com mais de 800 páginas, mas a leitura é fácil captando o interesse com ação, aventura, suspense e algum romance e humor. Muitas peripécias e surpresas conjuntamente com a descrição de como seria o dia a dia naquela época.
Lê-se sem nos darmos conta.
Está escrito a duas vozes: a de Claire e a de Brianna.
A história deste livro decorre durante cerca de 3 a 4 anos, passando-se entre 1774 e 1776 na Carolina do Norte onde Jamie e Claire se estabeleceram edificando o colonato Fraser Ridge.
Estão acompanhados de Fergus, Marsali e respetivos filhos e também por Brianna, Roger e filho. Ian e o carismático lobo Rollo também estão com eles nesta fase.
Por Claire, Jamie tem conhecimento da Guerra da Independência Norte Americana, sabendo exatamente quando e de que forma começam os primeiros movimentos, bem como quando esta se inicia.
Havendo jurado lealdade à Coroa Britânica não pode ficar alheado do movimento lealista, chegando a fornecer armas ao índios que se uniram a esta causa.
Contudo, sabe que a todo o momento será preferível quebrar o seu juramento e tomar partido pela causa revolucionária.
Mas o ambiente que se vivia na época era um ambiente em que os 'traidores' seriam julgados, condenados, assassinadas as famílias, sendo as suas casas queimadas.
Para além disso Claire e Jamie sabem de um recorte de um jornal que anuncia o incêndio de Fraser Ridge e a morte dos seus habitantes.
Trata-se de uma estratégia de sobrevivência a todos os níveis.
À parte desta problemática apercebemo-nos que Jamie nos seus sonhos consegue ver o futuro, o que nos vai deixando pistas intrigantes.
Donner o anterior raptor de Claire reaparece e revela que também é um viajante no tempo revelando a existência de um portal de pedras nas bernudas, a zona mais próxima. Conhecemos o seu destino.
Brianna mantém-se ocupada com as lides domésticas e o seu pequeno Jenny. Em simultâneo ao utilizar conhecimentos de engenharia e física consegue desenvolver utensílios como o fósforo, canos para construir canalizações de água, bem como até seringas.
Roger torna-se um ministro presbiteriano.
A paternidade de Jenny é revelada graças a um surto de piolhos.
Claire, médica, continua a sua missão curativa aperfeiçoando as suas técnicas e remédios, auxiliando todos e sendo requisitada por isso.
O filho de Fergus nasce com nanismo e por causa do preconceito/surperstições chega a correr risco que vida. Fergus chega a atentar contra a própria vida.
Jamie consegue arranjar uma estratégia para salvaguardar Fergus e a sua família enviando-os para uma tipografia na cidade próxima onde se estabelecem com prosperidade dada a argúcia de Fergus.
Claire sucumbe a determinada altura a febres altas por variados dias ficando irreconhecível e alheada de tudo. Nesse espaço de tempo sucedem alguns acontecimentos que vão determinar o curso da vida de outros personagens.
Lizzie aparece grávida e casa de forma ardilosa e escandalosa com os gêmeos Breadsley.
Malva Christie aparece grávida, acusando Jamie. Surpreendentemente aparece assassinada demorando a percebermos quem a assassinou e porquê.
Claire é acusada do assassinato de Malva e as vidas de jamie e Claire ficam em risco. Chegam a ser separados pois são levados e Claire é presa.
Por uma emergência da mulher do governador vê-se sob custódia no palácio do governador. Por força do destino o governador e a mulher fogem da eminente revolta política levando Claire embarcada em direção ao porto onde se encontrava Jamie. Claire consegue enviar mensagem sinalizando onde se encontra. Jamie consegue apenas com a ajuda e sacrifício do pai de Malva resgatar Claire.
Os segredos de Jocasta a tia de Jamie, do mordomo Ulysses e da criada Phaedre são revelados.
Mas Phaedre desaparece sem rasto.
Bonnet entretanto consegue raptar Brianna que se livra de ser novamente violada por se encontrar grávida de Roger. Bonnet pretende vendê-la como escrava. Aí percebemos o que sucedeu a Phaedre.
Não foi fácil a Jamie, Roger e Claire encontrarem e resgatarem Brianna.
Entretanto inicia-se a Revolução e Jamie sente chegada a hora de tomar partido pela causa revolucionária.
Todos correm novamente risco de vida.
Jamie em plena batalha vê-se obrigado atirar sobre alguns antigos companheiros das terras altas que se mantiveram leais à coroa.
A menina de Brianna nasce com a necessidade de recorrer medicina moderna.
Numa escaramuça em Fraser Ridge quando tentavam roubar as pedras preciosas necessárias para uma eventual travessia, a casa incendeia-se tal como noticiado no recorte de jornal.
Mas todos sobrevivem.
Brianna Roger, Jenny e a menina, porque lhes era possível a todos, vêem-se obrigados a tentar transpôr as pedras nas bermudas para os anos 50 para tentar salvar a menina.
Sabemos depois se conseguiram passar todos com vida.
Claire e Jamie terão que se reorganizar física e emocionalmente.
Muitas escolhas difíceis, drama, peripécias, reviravoltas e surpresas ao longo desta história.
O que mais sucederá?
Quem mais aprecia esta série e a literatura desta autora?


ISBN: 9789897419614
Edição ou reimpressão: 07-2018
Editor: Casa das Letras
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 233 x 46 mm
Encadernação: Capa mole 
Páginas: 712
Tipo de Produto: Livro
Coleção: Outlander                                                                                     
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance

SINOPSE:
Estamos em 1772, na véspera da Revolução Americana, quando o longo rastilho da rebelião já foi aceso. O governador Josiah Martin chama Jamie Fraser para unir o interior da Carolina do Norte e garantir a colónia em nome do Rei e da Coroa. Mas existe um problema: a mulher de Jamie, Claire, viaja no tempo, entre épocas, bem como a filha e o genro. E Jamie sabe que o tiro que será disparado dali a três anos será ouvido em todo o mundo e o resultado será a independência - e que aqueles que são leais ao rei serão mortos ou votados ao exílio.
E existe igualmente um pequeno recorte de uma notícia da Wilmington Gazette, datado de 1776, que anuncia a destruição da sua casa, em Fraser’s Ridge, e a morte de Jamie e da sua família num incêndio. Por uma vez, Jamie espera que a sua família viajante no tempo esteja enganada em relação ao futuro - mas só o tempo o dirá.


SOBRE A UTORA:
Diana Gabaldon é uma escritora americana de ascendência mexicana e inglesa. Licenciada em Zoologia, mestre em Biologia Marinha e doutorada em Ecologia, foi professora universitária durante 12 anos. Neste momento dedica-se exclusivamente à escrita. Vive de momento em Scottsdale, Arizona, com a família.

Sem comentários:

Enviar um comentário