FILME DA SEMANA: MADAME - Dicas da Lu

segunda-feira, 30 de abril de 2018

FILME DA SEMANA: MADAME

Hoje passei por este meu cantinho para deixar o registo acerca do filme Madame.
Do meu ponto de vista trata-se de uma sátira social ou comédia de 'costumes', que retrata o contexto social da burguesia endinheirada ou dos seus esquemas para evitar a bancarrota.
Apesar de o objeto da sátira daquela burguesia parecer recair sobre a empregada espanhola que se vê envolvida numa trama em que alguns personagens a confundem com um membro da realeza espanhola, parece que o objeto da história acaba por recair mais sobre aqueles que a rodeiam e que se presumem 'superiores'e que do ponto de vista simbólico abarcam as classes burguesas de França, Inglaterra e EUA.
A governanta acaba por ser a personagem mais genuína e autêntica e que nunca se entrega a qualquer vitimismo.
Julgo ser essa a principal mensagem do filme que não se esgota num final certinho e feliz.
"As pessoas..." é a última frase do filme e encerra tudo sobre o filme.
Quem já assitiu?
Qual a vossa interpretação deste filme?


De:Amanda Sthers
Com:Toni Collette, Harvey Keitel, Rossy de Palma, Michael Smiley
Género:Drama, Comédia
Classificação:M/12
Outros dados:FRA, 2017, Cores, 91 min.
              
Anne e Bob são dois milionários norte-americanos que se mudam para Paris na esperança de reacender a paixão há muito perdida. Quando, durante um jantar com amigos mais sofisticados, a supersticiosa Anne se dá conta de que tem 13 convidados à mesa, obriga Maria, uma das suas empregadas, a juntar-se a eles e assumir a personagem de uma aristocrata espanhola. Atrapalhada, mas sem qualquer hipótese de não colaborar, a pobre Maria esforça-se por manter as aparências o mais discretamente possível. Porém, com o desenrolar da noite, ela acaba por conquistar as atenções de David Morgan, um influente comerciante de arte inglês que fica totalmente seduzido pelas suas maneiras. O relacionamento entre eles, que não deveria ultrapassar os limites daquela noite, acaba por se aprofundar e dar origem a novos encontros. Horrorizados, Anne e Bob vão fazer os possíveis para terminar aquela relação antes que David perceba o papel deles naquela terrível mentira…
Com Toni Collette, Harvey Keitel, Rossy de Palma e Michael Smiley nos principais papéis, uma comédia realizada e escrita por Amanda Sthers ("Je Vais te Manquer").




 

Sem comentários:

Enviar um comentário